Aqui você pode facilmente simular suas contribuições com diferentes percentuais e visualizar o valor estimado da reserva acumulada e do benefício que receberá quando se aposentar.

Temos a opção de um simulador simplificado para os Participantes Patrocinados (membros ou servidores que tomaram posse a partir de 14/10/2013) e, também, para os Participantes Vinculados (membros ou servidores que tomaram posse antes de 14/10/2013), além de um simulador mais completo (planilha).

Acesso ao simulador simplificado para os Participantes Patrocinados.

Acesso ao simulador simplificado para os Participantes Vinculados.

O simulador completo é uma planilha compatível com Microsoft Excel 2010 ou superior, que pode ser baixado. Ele pode ser usado tanto para Participantes Patrocinados quanto para os Participantes Vinculados (membros ou servidores dos regimes anteriores de média remuneratória ou integralidade).

Clique no banner abaixo para baixar a planilha e confira nosso passo-a-passo logo abaixo.

Tem dúvidas para preencher a simulação?
Escolha em qual tipo de participante você se encaixa e leia o passo-a-passo abaixo.

Você é um Participante Patrocinado? Entenda abaixo o que significa cada item da simulação.

Patrocinado_Maria1

PATROCINADO – servidor efetivo que entrou em exercício no serviço público federal a partir de 14/10/2013 e que tem o patrocínio da União ao optar por ser participante do plano de previdência complementar do servidor público.

Preencher caso deseje efetuar contribuição facultativa mensal

Remuneração bruta, excluídas as vantagens pecuniárias previstas na Lei nº 10.887/2004, art. 4º, § 1º. Ainda de acordo com a Lei nº 10.887/2004, § 2º, o servidor poderá optar pela inclusão, na base de cálculo da contribuição, de parcelas remuneratórias percebidas em decorrência do local de trabalho e do exercício de cargo em comissão ou de função comissionada ou gratificada.

Caso o servidor possua plano de previdência complementar em alguma entidade e queira portar o valor para a Funpresp-Jud e/ou fazer um aporte inicial.

Agora que você já sabe como preencher todos os campos da sua simulação, entenda abaixo o que significa cada resultado.

Patrocinado_Maria2

SUGESTÃO: opção da contribuição normal com o percentual máximo de 8,5% sobre a remuneração de participação com o objetivo de receber a contrapartida equivalente da União que refletirá em uma reserva financeira mais robusta, e benefício mensal mais adequado.

Você é um participante vinculado? Entenda abaixo o que significa cada item da simulação.

Vinculado_Joao1

VINCULADO – servidor efetivo que entrou em exercício no serviço público até 13/10/2013. Ao optar pelo plano de previdência complementar, sua contribuição não terá o patrocínio da União.

Preenchimento obrigatório para participante vinculado (não há patrocínio da união).

Sugerido o valor de 10 URPs para que seja cobrado o valor mínimo de taxa de carregamento (7%). Veja o exemplo a seguir.

Caso o servidor possua plano de previdência complementar em alguma entidade e queira portar o valor para a Funpresp-Jud ou fazer um aporte inicial.

Agora que você já sabe como preencher todos os campos da sua simulação, entenda abaixo o que significa cada resultado.

Vinculado_Joao2

SUGESTÃO: contribuição com o percentual mínimo de 6,5% para contribuição normal vinculada e 30% para contribuição facultativa, considerando que na contribuição facultativa não há cobrança de taxa de carregamento.

Considerando que o servidor tenha uma disponibilidade financeira de R$ 470,00 e queira contribuir como participante vinculado.

Observe que o valor total cobrado de taxa de carregamento é de R$ 5,83.