Funpresp-Jud promove evento comemorativo para as mães durante a 5ª Semana ENEF

 In Destaques, Eventos, Notícias Institucionais, Patrocinador

Tema da palestra aborda a educação financeira dos filhos

Nos dias 17 e 18 de maio foi realizada palestra direcionada às mães, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

IMG_5656

O palestrante Eduardo Coelho, servidor do Ministério Público Federal, membro do Comitê de Investimentos e Riscos da Funpresp-Jud, escritor e professor, abordou o tema educação financeira na vida das crianças: “Mamãe, prepare seu filho para o futuro e não o futuro para o seu filho”.

O evento foi organizado pela Funpresp-Jud, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas e apoio da ASTRIFE, no STF, e em parceria com a Secretaria de Educação Corporativa, no MPDFT, em comemoração ao Dia das Mães.

No Tribunal, o Secretário de Gestão de Pessoas, Cícero Gomes, ressaltou o papel da mãe na educação dos filhos. “O melhor momento para falarmos de educação financeira é justamente quando criança. As mães têm papel importante na formação da cultura e educação financeira na nossa sociedade”. Além disso, Cícero falou também da educação com o maior patrimônio que os pais podem deixar para seus filhos. “O patrimônio físico é algo muito passageiro, trabalhem e invistam na informação, pois o melhor patrimônio que a gente deixa para os nossos filhos é a educação”, disse o secretário, ao dar as boas-vindas às participantes.

CRJR5666

Com a participação das mamães que assistiam a palestra, Eduardo deu dicas para auxiliar as mães na educação financeira dos filhos. Segundo ele, o melhor momento para ensinar os filhos sobre finanças é quando a criança começa a ler. “É possível trabalhar os valores com as crianças a partir do momento que elas aprendem a ler, por volta dos seis anos”. Eduardo abordou uma questão que pode ser colocada diante dos filhos que irá ajudá-los: “É mais importante um presente ou estar presente? É muito melhor você aprender a curtir a vida e não dar importância ao consumo”, finalizou o palestrante.

Melissa Casagrande foi uma das mães que contribuíram para a palestra. Ela trouxe um exemplo de sua casa: quando estava em um supermercado e seu filho lhe pediu um ovo de Páscoa, que ela considerou caro em comparação aos outros. Em contrapartida ao pedido do filho, no momento em que eles estavam no caixa, ela pode comparar o preço do ovo de Páscoa com uma comida que daria para o almoço e o jantar de sua família. Naquela mesma hora o filho pôde perceber o quão caro estava o pedido dele e logo o rejeitou. Dessa forma, a servidora do STF-Med compartilhou o ensinamento que deu ao seu filho sobre educação financeira.

O Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud, Edmilson Enedino das Chagas e o Conselheiro Fiscal, Adrieno Silva, falaram sobre o lançamento da 2ª edição da revista em quadrinhos “Judi e Max”, publicação da entidade destinada ao público infantil sobre educação financeira.

IMG_5756

Logo após a apresentação, alguns servidores foram sorteados e ganharam livros escritos pelo palestrante sobre educação financeira dos filhos.

IMG_5767

A comemoração faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Diversas ações educacionais estão sendo realizadas nessa quinta edição, que ocorre até 20 de maio de 2018. Este foi o segundo ano consecutivo que a Funpresp-Jud contribuiu com ações.

A Representante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e Conselheira Fiscal, Patrícia Peres, também participou ativamente com ações no TJDFT, ministrou a palestra “Noções básicas de investimento para uma vida financeira de sucesso” e participou da mesa redonda “Vamos falar de dinheiro?”

33038908_1706057559492524_8864461479856832512_n

A Semana ENEF tem como objetivo disseminar a importância da educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania.

Acesse a agenda e participe de mais ações: www.semanaenef.gov.br.

A Funpresp-Jud também possui o Portal Vida Previdenciária, com o objetivo de promover o tema, que pode ser acessado aqui.

Fonte: Ascom STF e Ascom Funpresp-Jud
Fotos: Rosinei Coutinho e Ascom Funpresp-Jud