“Covid-19: da prevenção ao tratamento” é tema de live na Funpresp-Jud

 In Destaques, Notícias Institucionais

A médica Otorrinolaringologista Hercília Pimenta realizou uma live gratuita e exclusiva para a equipe Funpresp-Jud, no dia 3 de agosto, sobre “Covid-19: da prevenção ao tratamento”. O bate-papo teve como objetivo abordar o assunto de forma clara e objetiva, para que todos pudessem esclarecer dúvidas e manter as medidas preventivas ao vírus. A transmissão do evento foi realizada pelo Google Meet.

Dra. Hercília falou tecnicamente sobre o novo coronavírus, as suas fases, sintomas, exames, tratamento, sequelas e medidas preventivas. Depois de entrar no organismo, o vírus se multiplica durante os seis primeiros dias e, em cerca de 20% dos casos, evolui para a fase inflamatória. Fatores de risco, como histórico de trombose e idade acima de 50 anos são alguns pontos de atenção. Por outro lado, a médica destacou que asmáticos e oncológicos não estão entre aqueles com maior percentual de risco e que há pessoas jovens e sem fatores de risco morrendo. O vírus é recente, os estudos no Brasil começaram há cerca de cinco meses e ainda há muitas indefinições e respostas sendo buscadas.

A Otorrino destacou a importância de tentar diminuir a carga viral no início no início dos sintomas, para evitar a evolução da doença. Para isso, é importante procurar um médico em tempo hábil. A teleconsulta também pode ser uma opção.

Sobre sequelas, Hercília citou a incapacidade laboral em jovens, além de fibrose pulmonar, doenças renais crônicas, doenças cardíacas e síndrome de fadiga crônica, dentre outras. Registrou casos de volta dos sintomas após semanas da infecção e da indefinição sobre imunidade.

Questionada sobre a infecção de crianças, a Otorrino destacou que elas têm adoecido menos, mas que são vetor de transmissão do vírus para os mais velhos em casa. Contou, ainda, que muitas delas manifestam lesões na pele, como vermelhidão.

A médica destacou a importância das medidas preventivas como o uso de máscara, lavar as mãos, evitar ambientes com ar condicionado e de aglomeração, dentre outros. “O uso da máscara muda o cenário da contaminação”, registrou Hercília. Ela também falou sobre a importância de cuidar da saúde física e mental, sem pânico, mas com informação e atitudes como prevenção e busca de atendimento médico.

A live faz parte da nova campanha interna com o objetivo de reforçar junto à equipe a importância das medidas preventivas à Covid-19. De forma bem-humorada e simples, foram criados cards ilustrativos com lembretes de segurança, como “o distanciamento social é necessário”, “use máscara sempre que sair” e “fuja das aglomerações”, dentre outras. Na segunda etapa, serão utilizadas informações divulgadas por órgãos de saúde e veiculadas na imprensa, como “o uso massivo de máscara pode impedir a segunda onda da Covid-19”, dentre outras. As imagens têm sido  postadas em rede social interna da Fundação e nos perfis do Facebook e LinkedIn.