Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Tenha um
investimento
sob medida
para você!

Tenha um investimento sob medida para você!

Perfis de Investimentos

Em 2022, a Funpresp-Jud lançará os Perfis de Investimentos, para oferecer um investimento ainda mais personalizado para os participantes do seu plano de previdência complementar.

O modelo adotado será o Ciclo de Vida, baseado no conceito de Fundos Data-Alvo. Ele utiliza a data de aposentadoria dos participantes para estruturar as carteiras de investimentos. Quanto mais longe da aposentadoria, maior será a participação de investimentos de longo prazo.  Quanto mais perto da aposentadoria, maior será a participação de Investimentos com maturação no curto prazo, afinal, logo você precisará do dinheiro acumulado para complementar a sua renda.

TIPOS DE PERFIS

Descubra o Perfil de Investimento indicado para você!

DÚVIDAS?

Veja as respostas para as
dúvidas mais frequentes

Perfil de Investimento

É uma ferramenta de gestão de recursos previdenciários que permite ao participante que ainda está formando a sua reserva escolher a carteira de investimentos para aplicar o seu saldo individual.

Vértice 2040 e Vértice 2050, exclusivamente para os participantes em atividade. Para quem já recebe renda da Fundação ou que começará a receber, será criado o perfil Assistidos, que eventualmente também poderá ser utilizado pelos participantes ativos.

É o modelo que leva em consideração o horizonte de planejamento, o horizonte de decisão, o horizonte de negociação e a quantidade de trabalho que as pessoas decidem ofertar. Ele é baseado na análise da evolução da riqueza do investidor (participante) com o passar do tempo, atrelada ao risco associado. Assim, a carteira de ativos do participante jovem é pequena e vai aumentando à medida que ele envelhece e acumula patrimônio.

É uma possibilidade de implementação do modelo Ciclo de Vida, que se dá por meio dos chamados Fundos Data-Alvo (Target-Date Funds, TDF).  Nesse modelo, os perfis de investimento são divididos em diferentes fundos que possuem datas alvo distintas previamente definidas, baseadas em perspectivas futuras de aposentadorias. É semelhante a dizer que aquele montante será investido com o objetivo de resgate naquela data-alvo.

As alocações são realizadas levando em conta o tempo que falta para sua aposentadoria. Quanto mais longe da sua aposentadoria, maior a participação de investimentos com maturação no longo prazo. Quanto mais perto da aposentadoria, maior será a participação de investimentos com maturação no curto prazo.

É o Perfil de Investimentos indicado para o participante que tem previsão de aposentadoria até 31/12/2046.

O índice de referência, os limites, restrições e benchmark para segmentos de aplicação são divulgados na Política de Investimentos, com revisão anual para um período de cinco anos.

É o Perfil de Investimentos indicado para o participante que tem previsão de aposentadoria a partir de 1º/1/2047.

O índice de referência, os limites, as restrições e o benchmark para os segmentos de aplicação são divulgados na Política de Investimentos, com revisão anual para um período de cinco anos.

Quando um participante passar para a condição de Assistido, ou seja, fazendo jus ao recebimento de renda de previdência complementar pela Funpresp-Jud, ele será migrado automaticamente para o Perfil Assistidos.

A vigência será a partir do primeiro dia útil do mês subsequente à data da concessão da renda pela Funpresp-Jud.

O índice de referência, os limites, as restrições e o benchmark para os segmentos de aplicação são divulgados na Política de Investimentos, com revisão anual para um período de cinco anos.

É o perfil de investimento sugerido ao participante pela Funpresp-Jud, de acordo com a perspectiva do tempo restante para sua aposentadoria.

Para aceitá-lo, o participante deve confirmar o enquadramento no Portal do Participante, especialmente sobre a aceitação integral dos riscos inerentes ao referido perfil.

O perfil indicado ajustará automaticamente o risco do investimento, de acordo com a fase de vida do participante. Sendo assim, trocas de perfis são permitidas, mas não obrigatórias.

Participante em fase de acumulação de recursos.

Não podem escolher perfil de investimento:

– participante que já está na fase de recebimento do benefício da renda;

– beneficiários dos participantes.

A Funpresp-Jud indica um perfil para você, de acordo com a data prevista para a sua aposentadoria. Ao longo da sua jornada rumo à aposentadoria, o risco do investimento do perfil indicado será ajustado automaticamente, de acordo com a sua fase de vida.

Ainda assim, se ao longo dos anos você desejar alterar o perfil indicado para outro de sua escolha, você deverá

– Preencher a Análise de Perfil do Participante da Funpresp-Jud, que será disponibilizada no Portal do Participante.

– Preencher o Formulário de Perfil de Investimento, com a indicação da sua escolha, que também será disponibilizada do Portal do Participante.

Os documentos poderão ser enviados eletronicamente, através do próprio Portal do Participante, ou entregues de forma impressa à área de Gestão de Pessoas do seu local de trabalho ou na sede da Funpresp-Jud.

– Previamente à implementação dos Perfis de Investimentos, em período a ser definido pela Diretoria Executiva (Direx) da Funpresp-Jud, preferencialmente no mês de fevereiro de 2022, com vigência a partir de 1º de abril de 2022, para os participantes inscritos até o dia 31 de janeiro de 2022;

– Anualmente, em período a ser definido pela Direx, preferencialmente no mês de novembro, com vigência a partir do primeiro dia útil de fevereiro do ano seguinte;

– Por ocasião da criação de Perfil de Investimento;

– Por ocasião da extinção de Perfil de Investimento.

Os recursos permanecerão aplicados de acordo com o perfil indicado ou escolhido, até que ocorra a alteração do perfil de investimento pelo participante.

Não é permitido que o Assistido, aquele que já começou a receber renda de previdência complementar pela Funpresp- Jud, altere o seu perfil.

Os participantes que não se manifestarem no período permitido, permanecerão no perfil vigente.

Nesta etapa de lançamento dos perfis de investimentos, o participante terá até o final do mês de fevereiro de 2022 para manifestar concordância com o perfil sugerido pela Funpresp-Jud ou para solicitar a alteração.

Caso o participante não se manifeste, será automaticamente alocado no perfil indicado e só poderá alterá-lo a partir de novembro, com vigência a partir do primeiro dia útil de fevereiro do ano seguinte.

O participante assume integralmente a responsabilidade pelos riscos da sua opção e tem ciência de que os resultados de rentabilidade de suas reservas individuais poderão ser distintos dos de outros participantes.

Tem ciência de que idênticas contribuições alocadas por participantes no plano JusMP-Prev poderão resultar em diferentes reservas individuais devido às diferenças entre os perfis de investimento.

O participante assume integralmente a responsabilidade pelos riscos da sua opção e tem ciência de que os resultados de rentabilidade de suas reservas individuais poderão ser distintos dos de outros participantes.

Tem ciência de que idênticas contribuições alocadas por participantes no plano JusMP-Prev poderão resultar em diferentes reservas individuais devido às diferenças entre os perfis de investimento.

Tem ciência de que as suas reservas poderão ser aplicadas conforme uma Política de Investimentos não recomendada a ele, com base no tempo que falta para a sua aposentadoria e que isso poderá trazer diferenças relevantes no patrimônio acumulado e complementação de renda de sua aposentadoria no futuro.

Onde estamos

  • SCN, Quadra 4 – Ed. Varig – Torre Sul, Bloco B, 8º Andar, Sala 803 – Asa Norte – CEP: 70.714-020 – Brasília/DF
  •  

Contato

(61) 3217-6598
sap@funprespjud.com.br

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 9h às 19h