Dia Mundial da Saúde: Funpresp-Jud promove live sobre Saúde Mental e Mindfulness

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Funpresp-Jud realizou live para os seus empregados sobre “Saúde Mental em Tempos de Pandemia e exercícios de mindfulness”. O evento online foi conduzido pela Cristina Nicoli, Psicóloga e instrutora de Mindfulness pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

A saúde mental do brasileiro é um problema coletivo e exige atenção. Cristina trouxe números divulgados pela Você S/A, referentes ao estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2020, 322 milhões de pessoas conviveram com a depressão. No Brasil, 18,6 milhões de pessoas sofreram com o transtorno de ansiedade mental. O crescimento de afastamentos e aposentadorias por invalidez causadas por doenças mentais foi de 26% no ano passado.

É comum sentir angústia, tristeza e preocupação diante da pandemia e de tantas incertezas, mas vários comportamentos podem contribuir para preservar a saúde mental. Dentre eles, ter uma rotina de alimentação e de sono, praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e com cafeína, manter o contato social online e fazer exercícios de meditação e relaxamento.

É preciso estar atento aos sintomas ligados ao estresse, à ansiedade e à depressão, como dor de cabeça, tristeza contínua, procrastinação, perda ou aumento de apetite, alergias cutâneas e aceleração dos batimentos cardíacos, dentre outras, para buscar ajuda.

Em razão da pandemia, a OMS destacou sete pilares de autocuidado: ter bons hábitos de higiene; buscar informações confiáveis; praticar atividade física; cuidar da alimentação; evitar consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas; estar atento ao corpo e observar sinais estranhos; além de não se automedicar.

Durante a programação, ao longo de alguns minutos, Cristina conduziu a prática de Mindfulness, que significa atenção plena. Ela também indicou alguns aplicativos que podem contribuir para o equilíbrio mental, como Insight Timer e Meditopia.

Os Diretores Marco Antônio Garcia, Amarildo Vieira de Oliveira e Edmilson das Chagas aproveitaram a ocasião para compartilhar experiências das suas rotinas durante a pandemia e o trabalho remoto. Também motivaram a equipe diante do cenário enfrentado por todos há mais de um ano. “Os desafios são muitos. Não se sinta isolado, abandonado, solitário. Todos estão compartilhando os mesmos momentos”, reforçou Edmilson.