Equipe da Funpresp-Jud participa de live com cineasta sobre reuniões virtuais

 In Destaques, Notícias Institucionais

O cineasta Vinícius Rosa realizou, gratuitamente, live exclusiva para a equipe da Funpresp-Jud na quarta-feira (10/06), sobre como dominar reuniões remotas. A transmissão foi pelo Youtube e teve como objetivo compartilhar dicas sobre como planejar, executar e participar de videoconferências profissionais.

Vinícius destacou que a pandemia do Covid-19 potencializou a revolução digital na vida das pessoas. Para ele, é preciso aprender a conversar com esse tempo, para não ficar para trás. Ele trouxe informações do cinema para aplicação em lives e videoconferências.

Se no cinema existe a pré-produção, a produção (que é a filmagem em si) e a pós-produção (que é a edição e o tratamento), as reuniões online não contam com essa última etapa e, por isso, é preciso se preparar com antecedência para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Se necessário, parar e realizar ajustes ali mesmo e retomar.

Uma dica importante é ter a câmera como sua amiga, inclusive, reforçando a qualidade, quando necessário, por meio de aplicativos como o “Dropcam”. A luz é sempre importante. Aproveitar a luminosidade natural das janelas e, até mesmo, trocar lâmpadas podem favorecer.

É preciso prestar atenção ao enquadramento, evitar espaço sobrando no teto e observar se as linhas verticais ao fundo (de estantes e portas, por exemplo) estão alinhadas. E por falar em linhas, a dica é evitar vestir roupas com linhas finas, para não gerar efeito de movimentação.

A linguagem corporal e o ambiente em que a pessoa está passarão mensagens sobre ela. Por isso, é preciso ter cuidado com bocejos, conversas paralelas, elementos ao fundo que possam roubar a atenção, dentre outros.

Vinícius recomenda manter a atenção na reunião, como se estivesse em ambiente presencial. Fazer atividades paralelas podem gerar erro. “Invista em você, em equipamento e em conhecimento”, finalizou.