Estudo de aderência sob a ótica da Instrução Previc 23/2015 foi o tema do Ciclo de Palestras

 In Destaques, Eventos, Notícias Institucionais, Patrocinador, Uncategorized

A palestra proferida pelo Diretor de Orientação Técnica e Normas Substituto da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, Sr. Christian Aggensteiner Catunda, sobre o “Estudo de aderência sob a ótica da Instrução Previc 23/2015” foi realizada em 19 de junho, no auditório da Funpresp-Jud, em Brasília.

O evento é parte do programa de capacitação da Fundação e contou com a presença de membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva, Representantes Funpresp-Jud e demais colaboradores da Entidade.

O Diretor iniciou sua fala demonstrando como é realizado um estudo técnico de adequação (aderência e convergência) pelo atuário do Plano de Benefícios, quais as principais hipóteses atuariais a serem analisadas (econômicas, demográficas etc.), e apresentou o Guia Previc – Melhores Práticas Atuariais, destacando as responsabilidades do atuário, dos Conselhos e da Diretoria Executiva.

diretorprevic2

Christian falou também sobre a evolução da legislação, a adequação das hipóteses atuariais e  como é realizada a fiscalização pela Superintendência.

O palestrante finalizou explicando os pontos principais da Instrução, seus objetivos, aplicabilidade, responsabilidades definidas por ela e estudo técnico.

Toda a equipe, Conselheiros e Representantes Funpresp-Jud participaram ativamente compartilhando suas experiências e principais dúvidas dos membros e servidores.