Funpresp-Jud adere ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

A Funpresp-Jud fez sua adesão ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos do sistema Abrapp, Sindapp e ICSS. Sempre primando pela transparência e pela adoção das melhores práticas em suas diversas áreas, esse foi um passo natural, procedimento em linha com as diretrizes e objetivos da Fundação.

A Entidade já adotava a maioria das práticas necessárias à adesão ao Código, tendo sido aprimoradas apenas as informações sobre as etapas de investimentos na Política de Investimentos e criada uma Política de Gerenciamento de Riscos de Investimentos (documento específico e detalhado) de forma segregada da Política de Gerenciamento de Riscos (documento mais geral e que contempla as mais diversas áreas da Fundação).

Futuramente, ainda será necessário efetuar a segregação de funções entre os responsáveis pela gestão e controle, nos casos de gestão interna de investimentos, algo que ainda não é possível por conta do porte da Fundação.

A importância crescente da autorregulação se deve aos recentes acontecimentos envolvendo negativamente as Entidades Fechadas de Previdência Complementar como um todo, apesar de estar focados em pouquíssimas fundações, demanda uma resposta à sociedade.

Segundo o Diretor de Investimentos, Ronnie Tavares “o Código é um passo salutar e necessário nesse caminho, embora os esforços não devam parar apenas nesse ponto. Uma comunicação ainda mais efetiva por parte dos integrantes do Sistema é essencial, notadamente com vistas a se tentar reduzir os efeitos negativos do risco de imagem a que todas as entidades vêm sendo alvo”.

A Funpresp-Jud é sistematicamente demandada pelos seus participantes e potenciais participantes a esclarecer suas práticas, principalmente aquelas ligadas aos investimentos, e tranquilizá-los em relação quanto à gestão dos recursos financeiros sob responsabilidade da Entidade. A tarefa tem se mostrado árdua e demandará não apenas um esforço elevado em termos de comunicação e convencimento, mas também o tempo para que todos possam assimilar de maneira mais adequada a questão da adoção de uma governança de excelência.

Atualmente, 43 fundações já aderiram ao Código de Autorregulação da Abrapp, Sindapp e ICSS.

Saiba mais sobre a Previdência Complementar do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União! Confira a última edição do Funpresp-Jud Notícias aqui.