Funpresp-Jud participa do Encontro Nacional dos Secretários-Gerais dos Tribunais Regionais do Trabalho

 In Eventos, Notícias Institucionais

A Diretora-Presidente da Funpresp-Jud, Elaine de Oliveira Castro e o Diretor de Seguridade, Edmilson Enedino das Chagas foram convidados a participar do Encontro Nacional dos Secretários-Gerais da Presidência dos Tribunais Regionais do Trabalho, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, no dia 16 de setembro.

O evento é nacional e ocorre anualmente com o objetivo de trocar experiências e boas práticas entre os secretários-gerais. Os assuntos discutidos foram: as gratificações por exercício cumulativo de jurisdição (aspectos regulamentares, procedimentais, operacionalidade do pagamento, sistema de cálculo e questões controvertidas); apresentação do Sistema Hórus (instrumento de gestão administrativa e judiciária); segurança institucional (regulamentos e soluções); atribuições e estrutura das Secretarias-Gerais da Presidência e a previdência complementar do servidor público federal do Poder Judiciário – Funpresp-Jud (funcionamento do regime de previdência complementar).

Fizeram apresentações no Encontro os senhores: Dr. Evandro Luiz Michelon (Secretário-Geral do TRT 15ª região), Dr. Fernando Costa Tormin (Secretário-Geral do TRT 18ª região), Dr. Max Guedes Pereira (Assessor de Gestão Estratégica do TRT – 13ª região) sob a coordenação do Dr. Saulo Mendes Sobreira Filho (Secretário-Geral do TRT 13ª região).

A Diretora-Presidente explanou sobre a governança da Funpresp-Jud, apresentou a última pesquisa realizada pela Fundação e o Informativo do Patrocinador, edição especial, que trata das principais perguntas e respostas sobre a possibilidade de migração para o novo regime, cujo prazo se encerra em 13/10/2015. O Diretor de Seguridade falou sobre o grande número de servidores da Justiça Trabalhista que já aderiram ao Plano de Benefícios da Entidade, mostrou o sítio eletrônico e as ações realizadas pela Fundação junto aos órgãos patrocinadores.

Dr. Saulo Mendes disse que o tema da previdência complementar foi escolhido em razão de uma consulta dos assuntos necessários para os debates a serem discutidos no Encontro pelos próprios Secretários-Gerais, e complementou: “achei que o objetivo foi alcançado com uma explanação muito objetiva e clara da Diretora-Presidente e do Diretor de Seguridade, e creio que apesar da complexidade do tema, o primeiro contato com alguns tribunais regionais foi satisfatório, inclusive houve interesse para agendamento de futuras visitas da Funpresp-Jud aos tribunais regionais.”

Leave a Comment