Leia a matéria sobre a visita da Diretora-Presidente e do Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud ao TRT/RJ: Você tem dúvidas sobre previdência complementar?

 In Destaques, Encontros Regionais 2017 - Notícias, Notícias Institucionais, Patrocinador

Integrantes da Funpresp foram recebidos por representantes da SGP, da SEP, e pelo diretorgeral Flávio Clementino (centro).

O TRT/RJ recebeu na manhã desta quarta-feira (10/5) a visita da diretora-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp­Jud), Elaine de Oliveira Castro, e do diretor de seguridade da Fundação, Edmilson Enedino das Chagas. Os representantes da Funpresp foram recebidos pelo diretor-geral do Regional Fluminense, Flávio Pires Ferreira Clementino, e pela diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Sônia Regina de Freitas, bem como por servidores da Secretaria de Administração de Pessoal (SEP). O objetivo  do  encontro  foi  apresentar  os  principais  resultados  do  fundo  no  ano  de  2016,  bem  como  explicar  os benefícios e as regras de adesão ao fundo, além de esclarecer dúvidas,  principalmente  em  um  momento  de mudanças, que inclui a reforma da Previdência.

Criada em 2012, a Funpresp­Jud surgiu como oportunidade a magistrados e servidores de garantir uma renda superior no momento da aposentadoria, pois a Lei 12.618/2012 limitou o valor dos proventos ao teto do Regime Geral da Previdência Social. Pelas novas regras, mesmo quem tiver direito à integralidade ou à média remuneratória pode sofrer perdas salariais de 10% a 50%. Desde novembro de 2015, a inscrição no Funpresp­Jud de servidores recém empossados é automática, com um prazo de 90 dias a partir do exercício para optar ou não pela adesão.

A representante da Funpresp­Jud no Regional Fluminense, servidora Érica de Cerqueira Lima, explica que as dúvidas mais comuns dizem respeito ao percentual de contribuição e regime de tributação (que pode ser progressivo ou regressivo). “O atendimento ao público costuma ser sazonal, mas se intensifica quando há novas nomeações”, explicou.

Quem quiser mais informações pode encaminhar mensagens para diben@trt1.jus.br.