Live em homenagem ao Dia Internacional da Mulher está no canal da Funpresp-Jud no YouTube

 In Destaques, Notícias Institucionais

A live promovida pela Funpresp-Jud em homenagem ao Dia Internacional da Mulher está disponível no canal da Fundação no Youtube. Clique aqui para assistir. O evento online foi realizado no dia 8 de março, às 16 horas, sob o comando de Maria Flávia Bastos, Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Doutora em Administração, professora convidada da Fundação Dom Cabral nas áreas de empreendedorismo, negócios sociais e sustentabilidade. Na ocasião, ela falou sobre o tema “Mulheres do Século XXI: Desejos, Dilemas e Descobertas”.

Em retrospectiva histórica, Flávia lembrou importantes conquistas da mulher na sociedade, como o direito ao voto, ao trabalho, à herança, à guarda dos filhos, à proteção contra a violência doméstica, dentre outras. Destacou a evolução da literatura infantil e dos estereótipos da mulher. A professora também falou sobre o peso da cobrança pela perfeição, que cansa e oprime, além de gerar doenças físicas e mentais.

Flávia comentou sobre a tendência à padronização estética da mulher e apontou o grande número de mulheres insatisfeitas com o próprio corpo. Compartilhou cases inspiradores de mulheres como Taryn Brumfitt, conhecida pelo filme Embrace e pelo Movimento Imagem Corporal. Já a marca “Always” fez uma campanha questionando o verdadeiro sentido da expressão “faça como uma garota”, destacando o empoderamento da mulher.

No ambiente profissional, destacou iniciativas de inclusão e equidade. Também falou sobre a Síndrome da Impostora, termo que descreve um padrão de comportamento no qual a mulher duvida de suas realizações e tem um medo persistente de ser exposta como uma fraude.

Flávia incentivou o público a pensar sobre que história gostaria de escrever para o futuro. Sugeriu aceitar as humanidades, construir relações, resgatar valores para conectar com um futuro melhor para se viver.

A live foi promovida pelas Gerências de Gestão de Pessoas (Gepes) e de Comunicação e Marketing (Gecom), e aberta para participantes, servidores e membros do Poder Judiciário da União e Ministério Público da União, Representantes Funpresp-Jud, empregados, Diretores, Conselheiros e ao público em geral.