Autora: Mirian Goldenberg
Editora: Record
Em edição revista e ampliada, “A invenção de uma bela velhice” mostra que é possível envelhecer com beleza, liberdade e felicidade. Mais de trinta anos de estudo sobre as mulheres e os homens brasileiros desafiaram Mirian Goldenberg a buscar os caminhos para inventar uma “bela velhice”. A nova edição, totalmente revista e atualizada, é resultado de uma pesquisa feita com mais de trinta nonagenários desde março de 2015, todos eles independentes, saudáveis, alegres, curiosos e com muitos interesses e projetos.
Com os pesquisados ― alguns se tornaram amigos ―, Mirian aprendeu que a velhice é bela quando se aprende a saborear intensamente essa fase da vida, sem tentar congelar os corpos, os comportamentos e os propósitos. Em cada capítulo do livro, a antropóloga desenvolve as ideias mais importantes para a conquista de uma “bela velhice”: encontrar um projeto de vida, buscar o significado da existência, valorizar a liberdade, alimentar a felicidade, cultivar a amizade, viver intensamente o presente, aprender a dizer não, respeitar as próprias vontades e verdades, vencer os medos e dar muitas risadas.
Mirian Goldenberg mostra que a “bela velhice” não é um caminho apenas para celebridades ricas e poderosas: qualquer um pode aprender a envelhecer de forma mais autônoma, digna e saudável. As ideias apresentadas pelos homens e mulheres entrevistados neste livro podem contribuir para mudar o olhar sobre a velhice e provocar uma reflexão sobre tudo o que pode ser feito para que os brasileiros tenham o direito de envelhecer e viver com mais plenitude, beleza e felicidade.