A Funpresp-Jud está atenta à transparência e à educação financeira e previdenciária dos seus participantes. Por isso, sempre produz conteúdos informativos e didáticos que possam contribuir para o melhor acompanhamento das suas atividades e resultados. Após divulgar o Relatório de Investimentos Dez/2022, a Diretoria de Investimentos acaba de publicar no site da Fundação a Carta de Investimentos ao Participante. Clique aqui para ler.
A leitura do documento é uma oportunidade para que os participantes possam se informar sobre as estratégias adotadas pela Fundação em 2022 e que tiveram estreita relação com as variações do cenário macroeconômico e do comportamento dos ativos financeiros, domésticos e internacionais. Também é importante para estar bem-informado sobre o que esperar para o futuro próximo.
O resultado da Funpresp-Jud em 2022 traduziu o desafio da gestão de ativos com horizonte de longo prazo nos momentos em que a economia passa por inflação alta e elevação das taxas de juros. Porém, conforme a Carta aos Participantes de 2021 já destacava, cenários assim poderiam ser favoráveis, por um lado, para um investidor de longo prazo, afinal as contribuições recebidas mensalmente poderiam ser investidas a taxas de retorno cada vez mais altas, elevando a rentabilidade para o período futuro.
Isso, de fato, foi o que ocorreu durante o ano de 2022. As contribuições recebidas ao longo de 2022, que chamamos de fluxo, foram investidas em ambiente de taxas de juros mais elevadas, tanto em termos nominas quanto reais. Assim, foi possível à Fundação realizar operações que, individualmente, ultrapassaram o benchmark para o ano.
Por outro lado, contribuições recebidas pela Fundação em exercícios passados e já investidos, que chamamos de estoque, sofreram com as marcações negativas (deterioração de preços) a cada piora de cenário, fruto da Marcação a Mercado (MTM). Para melhor compreensão, é importante registrar que Planos de Contribuição Definida (CD), como o Plano de Benefícios oferecido pela Funpresp-Jud, tradicionalmente efetuam a contabilização dos ativos de renda fixa pelo critério de MTM.
Em meados de fevereiro, a Fundação divulgará o Relatório de Investimentos Janeiro/2023, outra importante fonte de informação e que merece o acompanhamento mensal pelos participantes. O Relatório de Investimentos consiste em um conjunto de informações, na forma de textos, indicadores, gráficos e tabelas, que apresentam as composições das carteiras sob a ótica dos ativos, os resultados dos investimentos, as estratégias adotadas, os indicadores financeiros e de riscos dos investimentos realizados pela Fundação.
Vale destacar que a gestão do patrimônio da Funpresp-Jud é balizada pela Política de Investimentos 2023 – 2027 e pelo Plano Gerencial de Investimentos 2023.