Conexão Funpresp-Jud apresenta novidades do Portal do Patrocinador e novo Simulador de Benefícios

 In Notícias Institucionais

A Fundação realizou o evento online Conexão Funpresp-Jud, no dia 20 de agosto, para apresentar novidades do Portal do Patrocinador aos Representantes Funpresp-Jud e servidores responsáveis das áreas de cadastro e pagamento dos órgãos patrocinadores, denominados “Facilitadores”. Na ocasião, foram apresentadas novas funcionalidades, como inscrição online; compensação de contribuição indevida, via mapa-resumo; cálculo online de juros e multa; cadastro dos Representantes Funpresp-Jud e, no Portal do Participante, o novo Simulador de Benefícios. Clique aqui para assistir na íntegra.

O evento contou com a participação de 132 convidados, de 29 patrocinadores identificados, sendo eles: MPF, TJDFT, STM, TRE-BA, TRE-GO, TRE –MG, TRE-SE, TRE-SP, TRE-RR, TRE-ES, TRF-1, TRF-3, TRF-4, SJ-MG, SJ-AL, SJ-SE, SJ-MS, SJ-PR, SJ-RJ, SJ-SC, TRT-1, TRT-3, TRT-4, TRT-7, TRT-11, TRT-12, TRT-15, TRT-19 e TRT-20.

A apresentação foi realizada pela gerência e equipe de Arrecadação e Cadastro (Gearc) e pela gerência de Atuária e Benefícios (Geabe). A mediação foi conduzida pela gerência de Comunicação e Marketing (Gecom). O Diretor de Seguridade, Edmilson Enedino das Chagas, destacou que várias das funcionalidades implementadas já tinham sido faladas nos encontros regionais e que, com elas, os processos ficarão cada vez mais automatizados, simples, rápidos e seguros.

Durante o evento, o Supervisor de Cadastro, André Carvalho Machado, apresentou o formulário eletrônico de adesão. Ele possui versão completa para preenchimento pelo próprio Participante e versão simplificada, para ser preenchida de forma rápida pelo Representante e/ou Facilitador, com a necessidade de futura complementação dos dados. A novidade estará disponível nos próximos dias.

Sendy Queiroz de Paula, Analista de Arrecadação e Cadastro, falou sobre o processo de devolução por compensação, que passará a ser realizado até o quinto dia útil do mês subsequente ao pedido. Ela destacou que o processo será mais rápido, pois será analisado individualmente, a cada solicitação. A devolução será feita em forma de compensação no próprio Portal do Patrocinador e não mais via Guia de Recolhimento da União (GRU). O processo de compensação será nominal. Os valores indevidos continuarão sendo estornados da ficha do Participante de acordo com a competência e os valores informados, permanecendo a necessidade de o Patrocinador fazer a restituição via folha de pagamento. Será obrigatório aguardar o deferimento no Portal. A nova funcionalidade será implantada no início de setembro, em fase de transição.

Giselle da Costa Vargas, Analista de Arrecadação e Cadastro, explicou a função de automatização do cálculo dos acréscimos legais, que são os juros e multas. A partir da implantação, o próprio Portal do Patrocinador fará o cálculo automaticamente.

Giovani Alves da Rocha, Gerente de Arrecadação e Cadastro, apresentou a funcionalidade de cadastro do Representante no Portal do Patrocinador. A novidade garantirá a autonomia de incluir ou substituir Representante sem a necessidade de enviar ofício. Durante todo o evento, o Gerente também esclareceu dúvidas que chegaram pelo chat.

Alexandre Rodrigues de Sousa, Gerente de Atuária e Benefício, apresentou o novo Simulador de Benefícios, disponível no Portal do Participante, e que utiliza as informações de contribuições vigentes e o saldo acumulado para estimar os valores do benefício de aposentadoria normal e benefício suplementar. Além de mostrar o passo a passo, o Gerente destacou o tutorial disponível para acesso e o vídeo divulgado no canal da Fundação no Youtube.

O Diretor-Presidente, Amarildo Vieira de Oliveira, encerrou a programação e destacou a importância das ferramentas para garantir maior rapidez e precisão aos Patrocinadores na realização das atividades relacionadas ao plano de benefícios JusMP-Prev. Ele também adiantou que a Fundação está trabalhando para o lançamento de aplicativo mobile.

Atendendo a pedidos, foi agendada uma nova data para outro Conexão Funpresp-Jud, no dia 27/8, às 15h, diante do grande interesse sobre as funcionalidades apresentadas.