Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a médica geriatra Dágila Castellon ministrou a palestra “Os 3 tesouros do envelhecimento saudável” para os empregados da Funpresp-Jud, no dia 10 de abril. Antes de entrar no auditório, todos foram surpreendidos com a oportunidade de ver antecipadamente como poderão ficar ao envelhecer. Bastava posicionar o rosto em um aplicativo com filtro de envelhecimento instalado em um tablet.
A geriatra lembrou que ao falar sobre envelhecimento, muitos costumam pensar em aposentadoria e praia, mas não pensam em algumas perdas que essa etapa de vida traz. Acrescentou que a aposentadoria, em si, representa diminuição da renda e, inclusive, a Funpresp-Jud tem um importante papel no auxílio aos participantes para mitigarem esse risco. Ela também citou a perda social gerada pela aposentadoria, uma vez que termina um ciclo de contato com um grupo de pessoas com as quais passava grande parte do dia.
Segundo a médica, há ainda a perda de saúde, o comprometimento de algumas capacidades, como locomoção, equilíbrio, fala, continência, dentre outras. Por isso, a geriatra apontou os cuidados com o cérebro, músculos e relacionamentos como os “três tesouros” para o envelhecimento saudável.
De acordo com ela, uma boa forma de estimular a cognição é sempre aprender coisas novas. Isso vale para novas formações acadêmicas, cursos de idiomas, de instrumentos musicais, enfim, para novas aprendizagens.
Sobre os músculos, a geriatra explicou que após os 30 anos de idade ocorre uma perda de 15% da musculatura a cada 10 anos. Por isso, sugeriu a constante prática de exercícios físicos.
Por último, para trabalhar os relacionamentos, a médica sugeriu cuidar de campos da vida como a interação social, a espiritualidade e o autocuidado. Citou exemplos e reforçou a importância da alimentação saudável e de manter as vacinas em dia, inclusive as vacinas especiais, como as que protegem contra herpes zóster e pneumonia.