O Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud, Edmilson Enedino das Chagas, foi um dos palestrantes do 17º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, realizado em São Paulo, nos dias 15 de 16 de agosto. O evento foi promovido pela Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
Edmilson participou da plenária “Previdência Complementar dos Entes Federativos”, que também contou com Márcia Paim Romera, Coordenadora Geral da Secretaria de Previdência, e Carlos Henrique Flory, Diretor Presidente da Prevcom-SP, como palestrantes; Cristiano Rocha Heckert, Diretor-Presidente da Funpresp-Exe, como moderador; e Adriana de Carvalho Vieira, Advogada-Sócia do escritório Messina, Lencioni e Carvalho Advogados Associados, como debatedora.
Durante a plenária, foi abordado o cenário atual da previdência complementar dos Entes Federativos, os impactos da Medida Provisória 1.119/2022 e o processo de escolha dos operadores de planos.
A Funpresp-Jud, que é a previdência complementar dos servidores do Poder Judiciário da União, do Ministério Público da União (MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), possui mais de 23 mil participantes e administra mais de 2 bilhões de patrimônio (Plano de Benefícios e Plano de Gestão Administrativa). Durante a sua apresentação, Edmilson destacou a reabertura do prazo de migração de regime de previdência, pela Medida Provisória 1.119, e reforçou a importância da tomada de decisão consciente pelo servidor.
Edmilson também fez um retrospecto de MPs e emendas que alteraram o regime de previdência complementar nos últimos anos e chamou atenção sobre a importância da migração de regime como fator de crescimento do setor. Ele também ressaltou que as mudanças no cálculo do Benefício Especial contribuem para aumentar a consciência de que o servidor precisa analisar as opções e fazer as contas antes de tomar a sua decisão.
Para o Diretor, “a participação no 17º ENAPC foi muito importante, pois houve o compartilhamento de informações relevantes sobre a reabertura do prazo de migração e as alterações promovidas na legislação que trata da Previdência Complementar dos Entes Federativos”.
A Gerente Jurídica Jordana Perfeito Castro, Coordenadora suplente da Comissão Centro-Norte de Assuntos Jurídicos e membro do Colégio de Coordenadores da Abrapp, também esteve presente com sua equipe e ressaltou o retorno do evento ao modelo presencial, bem como a importância dos debates e plenárias. Para ela, “trata-se de uma oportunidade inigualável de troca de experiências na área jurídica das Fundações, além de ser uma satisfação rever tantos colegas e amigos, já que os dois últimos foram realizados de forma virtual”.