Já está disponível no site da Funpresp-Jud a Política de Investimentos 2023 – 2027. Leia aqui! Ela foi aprovada pelo Conselho Deliberativo na 12ª Sessão Ordinária, no último dia 7 de dezembro.
A Política de Investimentos serve como ferramenta de planejamento, fornecendo as diretrizes gerais para a gestão dos recursos financeiros a serem administrados pela Fundação, visando retornar os melhores desempenhos para os recursos dos participantes e patrocinadores, observando os mais elevados níveis de prudência, bem como princípios de governança, segurança, solvência, liquidez e transparência.
A Política de Investimentos está balizada, no mínimo, pelas normas que governam o tema investimentos em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), podendo ainda ser mais restritiva que os normativos vigentes.
O objetivo da gestão será o de maximizar o retorno das reservas acumuladas dos participantes (RAN e RAS), respeitados níveis prudentes de risco, ajustando-se gradualmente tais níveis de risco a partir da implementação dos perfis de investimentos, prevista para o último trimestre de 2023, com vistas a se alcançar as metas estabelecidas.
Espera-se extenso prazo para aplicação dos recursos do Plano de Benefícios (PB) administrado pela Funpresp-Jud, indicando que aplicações de longo prazo, as quais tendem a agregar prêmio em relação às aplicações de curto prazo, são mais indicadas para parcela significativa dos recursos. Desta forma, a administração dos valores do PB poderá aproveitar-se da vantagem de administrar recursos em fase de longa acumulação.
A partir da implementação dos perfis de investimentos, que utilizarão o Modelo de Ciclo de Vida, mais precisamente por meio dos Fundos com Data-Alvo (Target-Date Funds), os níveis de risco assumidos passarão a adotar critério específico, pois tais fundos possuem a dinâmica de alocações em ativos mais arriscados quando o horizonte é de longo prazo e alocações em ativos menos arriscados quando o horizonte é de curto prazo, sendo esta transição entre ativos feita de maneira gradual.
A leitura do documento é recomendada aos participantes Funpresp-Jud, para que possam estar sempre bem-informados sobre a gestão do seu patrimônio.