A Funpresp-Jud foi destaque no “Webinar Resultados do Projeto Poupadores do Futuro na Semana ENEF 2025”, realizado no dia 24 de junho, pelo canal da Abrapp no YouTube. Assista aqui! O Diretor-Presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira, e a Analista de Comunicação e Marketing, Andréia Cardoso, apresentaram o projeto Construindo o Futuro, como case de ação permanente de educação financeira e previdenciária em escola pública de Brasília/DF.
O projeto é realizado desde 2021 pelo grupo de voluntariado da Funpresp-Jud, para alunos do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte. Cerca de 350 alunos já foram atendidos e neste ano serão formados mais 100. Por meio do projeto, os jovens recebem aulas ministradas pelos voluntários e participam de atividades práticas. Uma delas é o momento de compras na Lojinha da Judi, com uso de uma moeda criada a partir das revistas em quadrinhos da “Turma da Judi”. Na lojinha, os alunos têm oportunidade de vivenciar situações cotidianas, como variação de preços dos produtos e disponibilidade de estoque, por exemplo. Tudo isso foi mostrado na apresentação por meio de fotos e vídeo, além de explicações mais detalhadas.
Foi por meio do projeto Construindo o Futuro, que a Funpresp-Jud participou da Semana ENEF 2025, com uma aula especial, realizada para alunos do projeto, no dia 13 de maio. Na ocasião, foi realizado um quiz sobre educação financeira e previdenciária com os jovens, com o apoio de tablets. Todos os alunos receberam as cartilhas da Turma da Judi e os alunos da turma vencedora ganharam cofrinhos para colocar em prática os conhecimentos de poupar.
“Nós temos muito orgulho deste projeto, que é realizado pelos nossos empregados e que o fazem dentro de um projeto de voluntariado, onde eles dedicam parte do seu horário para levar essas noções de previdência complementar para crianças do Ensino Fundamental”, explicou Amarildo. Para ele, “mais do que um projeto que demonstra o nosso compromisso social, o trabalho desenvolvido pelos voluntários também agrega valor à Funpresp-Jud, pois contribui para disseminar a cultura financeira e previdenciária, reforçar o propósito da nossa missão, o sentido do trabalho em equipe e o compartilhamento de experiências”.
Para Andréia, que também é coordenadora do projeto de Voluntariado, a Diretoria da Fundação e os empregados acreditam que a educação financeira e previdenciária transforma vida. Por isso, o projeto Construindo o Futuro tem disseminado sementes entre os alunos, com o objetivo de garantir um futuro mais seguro e próspero para todos.
Webinar – O Webinar foi realizado para apresentar os principais resultados do projeto “Poupadores do Futuro”, realizado durante a 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). O projeto foi uma realização da Abrapp e da UniAbrapp, em parceria com o Ministério da Previdência Social, que tevo o objetivo de ampliar o alcance e o impacto da educação previdenciária, unir esforços de diversas EFPC para engajar escolas e comunidades em todo o Brasil. Na ocasião, a Funcef, a Quanta, a Valia, a Néos e a Vivest apresentaram os resultados das ações que realizaram na Semana ENEF e a Funpresp-Jud apresentou o case permanente de educação financeira e previdenciária.
Também participaram da programação Devanir Silva, Diretor Presidente da Abrapp, Paulo Roberto dos Santos, Secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Jarbas De Biagi, Diretor Presidente da UniAbrapp, Narlon Gutierre, Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Elaine Cavalcante, Coordenadora de Estudos Técnicos e Educação Financeira e Previdenciária – DERPC/SRPC/MPS e Eduardo Lamers, Superintendente Geral Abrapp.