O Guia do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), elaborado pela Comissão Regional Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, da qual a Funpresp-Jud faz parte, foi escolhido para compor a campanha da Global Money Week (GMW) 2021. A campanha anual de conscientização financeira, Child and Youth Finance International (CYFI), foi iniciada em 2012 e atualmente é organizada pela Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE/ INFE). No Brasil, é coordenada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo da campanha é inspirar crianças e jovens a aprender sobre questões financeiras, meios de subsistência e empreendedorismo.
O Guia selecionado apresenta orientações e sugestões para a elaboração de um Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e suas Patrocinadoras. O material foi criado com base no ciclo de vida do empregado, considerando também o momento de vida de cada pessoa na organização. Os três pilares trabalhados no guia são: relacionamento e emoções; saúde e bem-estar; e educação financeira. Dentre as várias sugestões apresentadas para a realização da educação financeira, está a realização de ações que envolvam as famílias dos empregados, incluindo crianças e jovens.
“Formar pessoas financeiramente educadas e que pensam em sua aposentadoria é um grande desafio”, comenta Paolla Dantas, Gerente de Comunicação e Marketing da Funpresp-Jud e vice-coordenadora da Comissão responsável pelo guia.
A Funpresp-Jud desenvolve vários projetos de educação financeira e previdenciária, como a disponibilização do portal Vida Previdenciária, oferecimento de cursos gratuitos de Educação a Distância e, especificamente para o público infantil, edita anualmente a revista em quadrinhos Turma da Judi, que já está em sua quarta edição.
Global Money Week 2021– Em 2021, a GMW ocorrerá de 22 a 28 de março, em conformidade com os regulamentos nacionais de segurança sanitária para a Covid-19. “Aprender. Poupar. Ganhar”, inicialmente usado como tema da GMW 2017, é o slogan oficial da campanha.
Durante a semana, organizações nacionais, como órgãos governamentais, ministérios, instituições financeiras, bancos centrais, organizações sem fins lucrativos e de jovens, empresas locais, universidades, escolas e outros trabalham juntos para organizar diferentes tipos de atividades para crianças e jovens que despertem entusiasmo em torno do tópico “Aprender. Poupar. Ganhar”. Dentre elas, visitas a bancos, Banco Central, bolsa de valor, museus monetários, empresas locais e empresas corporativas globais; realização de workshops e sessões financeiras; realização de feiras e palestras de educação e alfabetização financeira; realização de jogos de educação financeira e competições de economia e poupança; realização de concursos de desenho, foto, redação e vídeo, dentre outras.
Fontes: Portal do Investidor e CVM.