A Funpresp-Jud estará no 46º Congresso Brasileiro de Previdência Complementar Fechada (CBPP), promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), com participação de destaque: dois cases de sucesso, selecionados para o Espaço Boas Práticas, e a premiação de empregado pela conquista do 1º lugar no 9º Prêmio Previc de Monografia.
O evento, considerado o mais relevante do setor no país, ocorre de 22 a 24 de outubro, em São Paulo, reunindo lideranças e especialistas das principais entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).
Inovação em investimentos: automação com resultados concretos
Um dos cases apresentados pela Fundação trata da automação de processos, com o título “Automação com Propósito: Como a Funpresp-Jud Transformou a Operação de Investimentos com Baixo Custo e Alto Impacto”. O projeto transformou o processo operacional da área de investimentos da Fundação, sem a necessidade de contratação externa, e foi construído exclusivamente pela equipe interna, além de baixo custo e alta performance.
A iniciativa implementou um sistema capaz de identificar, validar e executar operações em menos de 30 segundos, com total rastreabilidade e conformidade, eliminando tarefas manuais e liberando a equipe para focar em ações estratégicas. Além de aumentar a segurança, a automação também gerou ganho de agilidade nas aplicações, maximizando o aproveitamento de oportunidades do mercado.
Com o crescimento da Funpresp-Jud e a diversificação das carteiras, especialmente após a implementação dos perfis de investimento (Horizonte Protegido, Horizonte 2040 e Horizonte 2050), a automação tornou-se essencial para escalar operações sem aumentar a estrutura pessoal da Fundação.
Educação que transforma: voluntariado em ação
O segundo case selecionado para o Congresso é o projeto “Construindo o Futuro”, desenvolvido pelo grupo de voluntariado da Funpresp-Jud. A ação leva educação financeira e previdenciária para alunos do 6º ano do ensino fundamental do Centro de Ensino Fundamental (CEF 102 Norte), escola pública em Brasília (DF), desde 2021.
Com metodologia lúdica e adaptada à realidade dos jovens, o projeto já formou cerca de 350 alunos e tem mais 100 em formação, neste ano. Um dos destaques é a “Lojinha da Judi”, onde os alunos aplicam conceitos de consumo, poupança e planejamento com uso de moeda criada a partir das revistas em quadrinhos da “Turma da Judi”, mascote da Fundação.
Reconhecimento nacional: 1º lugar no Prêmio Previc
Durante o Congresso, um empregado da Funpresp-Jud será reconhecido no palco principal pela conquista do 1º lugar no 9º Prêmio Previc de Monografia, na categoria “Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos”.
O gerente de Contabilidade da Fundação, Sérgio Cabral, é o autor do trabalho vencedor, intitulado “Blockchain e o Drex nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar Brasileiras: Uma Proposta Inovadora para Governança e Liderança Aprimoradas”. A monografia foi reconhecida pela originalidade e aplicabilidade técnica, ao apresentar propostas para uso de tecnologias emergentes na comunicação com participantes, promovendo mais transparência e eficiência.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 23 de outubro, às 17h, no Palco Trígono Capital, dentro da programação oficial do Congresso.