Funpresp-Jud lança Painel de Governança e Transparência

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

Painel virtual apresenta infográficos sobre participantes, patrocinadores, patrimônio, receitas (contribuições) e despesas

Está no ar, no endereço www.funprespjud.com.br/paineldatransparencia, o Painel de Transparência e Governança da Funpresp-Jud, uma nova ferramenta de comunicação de resultados que compartilha informações, usando visualização e interação com indicadores por meio da tecnologia de Business Intelligence. O painel apresenta uma série histórica, desde 2013, com panorama geral sobre de participantes, patrocinadores, patrimônio, receitas (contribuições) e despesas. O sistema, construído de forma amigável, está disponível para qualquer participante, membros de órgãos de governança, órgãos de fiscalização ou qualquer cidadão. Na quarta-feira (14/09) de 12h30 às 13h20, a Funpresp-Jud apresentará o case no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão para compartilhar o aprendizado com gestores de outras Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

O projeto nasceu em novembro de 2015, após a aprovação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação alinhado ao Planejamento Estratégico Institucional, com os seguintes objetivos: facilitar o acesso de informações a participantes, patrocinadores e órgãos de governança; proporcionar aos órgãos de governança acompanhar e aperfeiçoar a gestão de metas e indicadores, visando tomada de decisões para execução da estratégia e maximização dos resultados; e criar sistema de monitoramento de desempenho que aperfeiçoe a transparência, prestação de contas, celeridade e inteligência do negócio, gerando aprimoramento nos processos de trabalho e execução da estratégia.

O Grande desafio foi comunicar as informações contábeis de difícil entendimento para maior parte dos participantes, utilizando histórias interativas que podem ser visualizadas por dashboards de indicadores, tornando-as acessíveis sem perder o rigor técnico tampouco extrapolar os limites da Contabilidade como Ciência. Nesse contexto os demonstrativos contábeis ganham nova conotação, abandonando o conceito de simples formalidades descritas em lei para abrir um horizonte de Transparência e Governança das entidades com foco em prestar contas e ao mesmo tempo apoiar decisões dos agentes interessados.

A experiência adquirida na construção dos painéis pela Entidade propiciou munir os stekaholders com informações e uma visão 360º das informações da entidade, suas correlações, causas e consequências dos principais fatos contábeis.

“O Painel de Governança e Transparência via BI pretende ser capaz de responder a todas as perguntas estruturais da gestão de uma EFPC de maneira rápida e fácil e permitir monitorar os principais indicadores de interesse de participantes, patrocinadores e órgãos de governança. Optamos por construir primeiramente dashboards em 4 dimensões: participantes e patrocinadores; receitas; patrimônio; e despesas. Construiremos ainda um painel específico para dimensão de investimento que será disponibilizado até o fim de 2016”, explicou o Diretor de Administração, Marcio Medeiros.

Acesse nosso Painel e conheça mais da Funpresp-Jud.

Assista o vídeo de lançamento do Painel aqui.