Funpresp-Jud realiza o primeiro curso in company de 2021

 In Destaques, Eventos, Notícias Institucionais, Patrocinador

A Funpresp-Jud promoveu o primeiro curso in company: Conduta, Ética e Integridade no contexto das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – EFPC, em parceria com a UniAbrapp, no dia 12 de fevereiro, destinado a todos os empregados e Conselheiros.

A capacitação foi realizada de forma online e está diretamente relacionada ao Objetivo Estratégico 4: “Ter práticas de gestão eficiente, transparente e com foco em resultado”. O treinamento foi ministrado pela especialista da UniAbrapp, Adriana de Carvalho Vieira.

O Diretor de Administração, Marco Antônio Garcia, deu as boas-vindas à palestrante e citou 3 momentos marcantes da Fundação em que o tema “Ética” esteve presente. O primeiro foi em novembro de 2016, quando foi editado o Código de Ética e de Conduta da Funpresp-Jud e divulgado na área de transparência do site. O segundo, com a publicação da Resolução nº 10 do Conselho Deliberativo, em julho de 2020, com os Procedimentos Operacionais relacionados à recepção e ao processamento de denúncias ao Comitê de Ética e de Conduta. Foi disponibilizado um canal de acesso no site para eventuais denúncias, de forma identificada ou anônima. E, por último, ressaltou o trabalho iniciado em janeiro de 2021 com o lançamento de uma campanha de divulgação de posts/pílulas com Reflexões sobre Ética e convite à releitura do Código por e-mail para os empregados, diretores, conselheiros e membros do Comitê de Auditoria, bem como postagem na rede social corporativa.

No curso foram apresentados alguns conceitos dos tipos de planos de benefícios, um pouco de legislação sobre os tipos de regimes para aposentadoria, suas particularidades (obrigatório ou facultativo) até apresentar a legislação que instituiu o regime de previdência complementar dos servidores públicos federais, a Lei 12.618/2012.

Adriana iniciou com uma dinâmica na qual os ouvintes citaram os principais valores para uma instituição. Ela falou como é importante que os participantes tenham a percepção de transparência para ter confiança na Fundação, além de explicar o dever fiduciário que os empregados devem ter com o objetivo social da entidade e do Plano de Benefícios. Em seguida, explicou um pouco sobre as novas legislações dos últimos anos, como a Lei Geral de Proteção de Dados e resoluções; alertou sobre o risco de integridade e a importância dos dirigentes agirem com diligência, independência, lealdade e prudência, bem como a aprimorar o processo decisório baseado em relatórios, dados e com a definição clara de alçadas. Ainda explicou os papeis dos Conselhos, Comitês, Diretoria e empregados, pois todos são responsáveis pela boa conduta, ética e integridade dentro da instituição, finalizando com a demonstração dos principais desafios para as EFPC.

O Conselheiro Deliberativo Cícero Gomes, que participou do evento, comentou “ interessante o destaque que quando falamos de ética e integridade é importante o envolvimento e a participação de todos. O tom que vem do topo é uma importante mensagem para todos os integrantes da entidade e faço um link com a atuação da Diretoria e do Conselho Deliberativo na transparência e atuação preventiva”.

Ao longo do ano, estão previstos o oferecimento de cursos in company no Plano de Capacitação 2021. Eles fazem parte de outro Objetivo Estratégico 6: “Atrair e reter talentos”, na perspectiva de Aprendizado e Crescimento do Planejamento Estratégico 2019-2022 da Funpresp-Jud.