Integrantes da Funpresp foram recebidos por representantes da SGP, da SEP, e pelo diretorgeral Flávio Clementino (centro).
O TRT/RJ recebeu na manhã desta quarta-feira (10/5) a visita da diretora-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (FunprespJud), Elaine de Oliveira Castro, e do diretor de seguridade da Fundação, Edmilson Enedino das Chagas. Os representantes da Funpresp foram recebidos pelo diretor-geral do Regional Fluminense, Flávio Pires Ferreira Clementino, e pela diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Sônia Regina de Freitas, bem como por servidores da Secretaria de Administração de Pessoal (SEP). O objetivo do encontro foi apresentar os principais resultados do fundo no ano de 2016, bem como explicar os benefícios e as regras de adesão ao fundo, além de esclarecer dúvidas, principalmente em um momento de mudanças, que inclui a reforma da Previdência.
Criada em 2012, a FunprespJud surgiu como oportunidade a magistrados e servidores de garantir uma renda superior no momento da aposentadoria, pois a Lei 12.618/2012 limitou o valor dos proventos ao teto do Regime Geral da Previdência Social. Pelas novas regras, mesmo quem tiver direito à integralidade ou à média remuneratória pode sofrer perdas salariais de 10% a 50%. Desde novembro de 2015, a inscrição no FunprespJud de servidores recém empossados é automática, com um prazo de 90 dias a partir do exercício para optar ou não pela adesão.
A representante da FunprespJud no Regional Fluminense, servidora Érica de Cerqueira Lima, explica que as dúvidas mais comuns dizem respeito ao percentual de contribuição e regime de tributação (que pode ser progressivo ou regressivo). “O atendimento ao público costuma ser sazonal, mas se intensifica quando há novas nomeações”, explicou.
Quem quiser mais informações pode encaminhar mensagens para diben@trt1.jus.br.