A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi o tema do Treinamento in Company para os empregados da Funpresp-Jud, realizado nos dias 17 e 18 de março, pela plataforma Google Meet. Na ocasião, a advogada Patrícia Linhares, sócia fundadora do Linhares & Advogados Associados, falou sobre o tema pela segunda vez para a equipe da Fundação. Em 2019, ela já havia ministrado palestra para os empregados e prestado consultoria.
A LGPD sempre mereceu e continua merecendo muita atenção pela Funpresp-Jud. Cumprir a lei e sempre aperfeiçoar os processos são atividades contínuas na Fundação. Por isso, o tema está em pauta para novas capacitações e oportunidades de aprofundamento.
Se em 2019 a lei ainda não estava vigente e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) existia apenas no papel, hoje o cenário é diferente. A lei entrou em vigor em setembro de 2020 e a ANPD já está em pleno funcionamento, com corpo técnico.
Durante os dois dias de treinamento, Patrícia abordou o contexto da LGPD após a sua implantação nos aspectos jurídicos, processuais e de tecnologia. Também fez uma revisão sobre os fundamentos e falou sobre o panorama pré e pós-implantação da Lei.
Patrícia também abordou o trabalho da ANPD e os aspectos da Lei que devem ser monitorados e implementados por uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). Na ocasião, ela também esclareceu dúvidas dos empregados.