A Funpresp-Jud abre o período para que os participantes possam revisar o seu Perfil de Investimento. De 1º a 30 de novembro, o titular do plano pode realizar a mudança diretamente no Portal do Participante. A revisão não é obrigatória. Caso nenhuma ação seja feita, o participante permanece no perfil indicado pela Fundação ou naquele para o qual migrou quando os perfis foram implantados, em 1º de julho de 2025, estruturado com base em modelo de referência no mercado de previdência complementar, que considera a data prevista de aposentadoria para definir a composição da carteira ao longo do tempo.
Modelo Ciclo de Vida
A lógica do modelo adotado pela Funpresp-Jud segue o chamado Ciclo de Vida, baseado em Fundos Data-Alvo, que ajustam progressivamente a composição dos investimentos, conforme o tempo restante até a data prevista de aposentadoria. Essa estrutura permite que a carteira seja gradualmente adaptada ao longo do período de acumulação.
Quanto mais distante estiver a data prevista de aposentadoria, maior tende a ser a participação de investimentos de longo prazo e mais diversificada será a carteira. Com o passar do tempo, a composição migra gradualmente para ativos de menor prazo de vencimento. No estágio final, o participante estará alocado integralmente em títulos públicos federais com vencimento de até cinco anos, conforme o perfil Horizonte Protegido.
Toda a transição ocorre de forma automática e gradual, com o objetivo de otimizar a rentabilidade ao longo do tempo, de acordo com a etapa de vida do participante.
Os segmentos de aplicação, limites e restrições de cada perfil estão detalhados na Política de Investimentos 2025–2029, disponível no site da Fundação.
Abertura do prazo não implica necessidade de mudança
A Funpresp-Jud esclarece que a abertura do prazo de revisão não implica necessidade de alteração de Perfil de Investimentos. O participante pode manter o perfil atual, definido automaticamente em caso de omissão, ou optar por outro, desde que ciente das implicações da decisão.
A Fundação reforça que eventuais mudanças devem ser feitas com base em conhecimento e objetivos pessoais, e não em variações pontuais de mercado ou comparações isoladas de rentabilidade.
Como fazer a alteração de perfil
A operação é realizada diretamente no Portal do Participante, seguindo os passos abaixo:
- Acessar o portal com login e senha;
- Clicar em “Perfis de Investimentos”;
- Verificar o perfil indicado (com base na previsão da data de aposentadoria);
- Preencher a Análise Perfil Participante (APP), conforme previsto pela regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Validar o perfil indicado ou optar por outro.
Os participantes que já recebem renda da Fundação (assistidos) não podem realizar alterações, permanecendo obrigatoriamente no perfil Horizonte Protegido.
Perfis disponíveis
- Horizonte 2040: indicado para quem pretende se aposentar entre 1º/1/2031 e 31/12/2046.
- Horizonte 2050: indicado para quem tem previsão de aposentadoria a partir de 1º/1/2047.
- Horizonte Protegido: indicado para quem se aposenta até 31/12/2030 ou já recebe benefício.
Todos os anos, as faixas de aposentadoria são atualizadas conforme a passagem do tempo. Os perfis e suas políticas estão detalhados na Política de Investimentos 2025–2029, disponível no site da Fundação.
Conteúdos explicativos e suporte
A Funpresp-Jud disponibiliza vídeos, materiais educativos e simulações para auxiliar na tomada de decisão. Estão disponíveis:
- Guia Perfil de Investimento: clique aqui.
- Vídeos no canal da Funpresp-Jud no YouTube: clique aqui.
- Simulador no Portal do Participante: clique aqui.
Esses conteúdos explicam o funcionamento dos perfis e demonstram, de forma prática, o impacto que uma mudança pode gerar ao longo do tempo.
Período para alteração do Perfil de Investimento
De 1º a 30 de novembro de 2025
Acesso: portal.funprespjud.com.br