Pesquisa de Clima apresenta alto índice de favorabilidade na Funpresp-Jud

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

O resultado da primeira Pesquisa de Clima Organizacional da Funpresp-Jud apresentou alto índice de favorabilidade geral, de 84,42%, conforme apresentação realizada por Ney Villa, da Quântica Consultoria, empresa contratada para a operacionalização da pesquisa. O evento online ocorreu no dia 27 de outubro, pelo Google Meet, para os empregados Fundação.

A pesquisa foi realizada de 30 de setembro a 2 de outubro de 2020 e contou com a participação de 86,11% dos empregados, numa demonstração de interesse e disponibilidade para colaborar na identificação de possíveis melhorias. Foram abordados temas como equipe de trabalho, liderança, capacitação, imagem e comprometimento, condições de trabalho, comunicação, relacionamento entre as áreas, qualidade de vida, estrutura e funcionamento da empresa, carreira, gestão do desempenho, remuneração e reconhecimento.

Os resultados das respostas foram divididos em quatro grupos, sendo eles Resultado Favorável (acima de 75%), Resultado Satisfatório (62,5 a 75%), Resultado Transitório (50 a 62,49%) e Resultado Desfavorável (abaixo de 50%).

Dentre os itens com maior percentual de favorabilidade, destacaram-se: respeito entre as pessoas da equipe (97,58%); qualificações técnicas do chefe imediato (97,58%) e oportunidades de capacitação oferecidas ajudam a melhorar o desempenho no trabalho (97,5%). Dentre os pontos de atenção, oferecimento de canais de comunicação eficientes para expressar críticas, elogios e sugestões (67,24%), conhecimento sobre processos realizados nas demais unidades (65,83%) e pacote de benefícios compatível com o praticado pelo mercado (68,55%).

Após a apresentação, Jamile Monteiro, Gerente de Gestão de Pessoas, explicou aos empregados que serão realizadas apresentações individuais por Diretoria, com o objetivo de identificar, pontualmente, de maneira qualitativa, o que não foi possível aferir na pesquisa. Depois disso, será proposto um plano de ação para trabalhar possíveis melhorias. Haverá a implantação e o monitoramento das melhorias possíveis, com o intuito de comparar os resultados na próxima pesquisa.