Fonte: Vogue
Foto: Arquivo Vogue/ Cai Ramalho
O que é qualidade de vida para você? Acredite: fazer pequenos ajustes de longo prazo na sua rotina pode ajudar (e muito) na sua saúde e, consequentemente, também na sua felicidade. A seguir, a nutróloga Cristiane Coelho divide cinco práticas que impactam diretamente no seu bem-estar. Anote!
Sono regular
O sono regular, ajuda no controle do consumo de alimentos, principalmente os mais calóricos, devido a regulação dos hormônios da fome; grelina e da saciedade; leptina. Para aqueles que mantêm o sono regular é possível ter melhor controle dos níveis de estresse pela diminuição do cortisol, pois quanto menos produzimos deste hormônio o organismo regula o apetite e neste caso auxilia no controle de alimentos ricos em açúcares e gorduras.
Planejar
O planejamento prepara o cérebro para a ação. Por isso ter o hábito de escrever na agenda ajuda na organização das tarefas. Outro ponto importante é visualizar a agenda distribuída em períodos, colabora para saber que as metas são tangíveis para cada dia. Planeje desde compras de alimentos para deixar sua dieta mais saudável como frutas e vegetais, tempo para se exercitar, consultas médicas, enfim deixe o planejamento em ordem, assim suas ações serão saudáveis também.
Movimentar o corpo
A prática de exercícios de forma constante auxilia e muito no gasto energético contribuindo com a manutenção e ou perda de peso, além disso libera endorfina durante e após os exercícios sejam estes aeróbicos (andar, correr, pedalar) ou anaeróbicos, (fortalecimento muscular), lógico que a quantidade liberada, depende do tipo e intensidade do exercício. O fato é que movimentar o corpo é muito benéfico para a saúde e ainda é possível sentir a sensação de bem-estar.
Participe do processo
O preparo de refeições atualmente é visto como um ponto positivo para adequar cada ingrediente da receita. Estudos mostram que preparar refeições se relaciona com comportamentos saudáveis, pois assim é possível gerenciar as quantidades de sal, óleo e açúcar e outros ingredientes para o preparo de cada prato. Sem dúvida isto não é obrigatório, mas colocar em prática o conhecimento e o afeto durante o processo da refeição, faz parte de memórias junto à família e também da própria história de vida. Vale a pena treinar algumas vezes durante a semana.
Aquietar a mente
A proposta da meditação é trazer alívio para o estresse e a ansiedade. O aumento da concentração ajuda na reorganização dos pensamentos “acelerados”, contribuindo com melhor bem-estar físico e emocional. As massagens também podem causar esta sensação e neste caso a via muscular libera ocitocina onde também atinge o bem-estar físico e emocional.