Os empregados da Funpresp-Jud arrecadaram 65 peças de vestuário masculino, dentre calças, shorts, camisetas, camisas, calçados e meias, e mais R$ 1.104,84 em dinheiro, que foi revertido na compra de 40 camisetas, 40 cuecas e 48 pares de meias na Semana da Boa Ação 2023. A iniciativa é realizada anualmente em agosto, para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto.
Neste ano, a Semana da Boa Ação repassará 193 itens para o projeto Alma Lavada, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social no Setor Comercial Sul, em Brasília, oferecendo banho solidário, com distribuição de um kit de roupa e higiene e refeições. As doações contribuirão para que homens em situação de rua possam vestir roupa limpa após o banho oferecido pelo projeto e recebam calçados, que trarão mais conforto e aquecimento aos pés.
Segundo informações divulgadas em abril deste ano pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas, em Brasília 7.129 pessoas vivem em situação de rua, sendo 5.281 homens. O número colocou a capital federal dentre os municípios brasileiros com a maior população nessa condição, ocupando o 5º lugar no ranking nacional, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
O grupo de voluntariado da Funpresp-Jud foi formado em 2021 e criou o projeto de educação financeira e previdenciária Construindo o Futuro, que atende alunos do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, em Brasília. Até o momento, o projeto já formou 130 alunos e neste ano formará cerca de outros 100. O grupo também apoia a realização da Semana da Boa Ação, que já era realizada pela Fundação desde 2018. Atualmente, 13 empregados fazem parte do voluntariado.
Para Fernanda Ottoni, coordenadora do grupo, “a cada ano, somos constantemente inspirados pela incrível cooperação e solidariedade que o grupo do voluntariado e a equipe Funpresp-Jud demonstram. É verdadeiramente gratificante testemunhar o crescimento das campanhas e poder abraçar mais uma causa”.