Cenário internacional, doméstico e projeções

 In Destaques, Eventos, Notícias Institucionais

Ciclo de Palestras Funpresp-Jud 2016 continua

Em 2 de março, a palestra “Cenário internacional, doméstico e projeções”, ministrada pelo Sr. Rodrigo Abreu, Economista da Caixa Econômica Federal (CEF), foi realizada para membros da Diretoria Executiva, conselheiros, integrantes do Comitê de Investimentos e Riscos e equipe da Funpresp-Jud, em Brasília.

O Economista discorreu sobre o cenário internacional, abordando a situação econômica da China, que sofre com enfraquecimento do mercado de ações na bolsa, desaceleração do crescimento e desvalorização da moeda, influenciando o cenário brasileiro e mundial.

escolhida2-1-768x1024

Rodrigo explicou a situação econômica dos Estados Unidos, que teve um crescimento econômico modesto em 2015, com risco de queda da inflação e com aperto monetário discreto, influenciando também a economia global.

Sobre o cenário do Brasil, os estoques das empresas estão altos, os lucros do setor produtivo em queda, diminuição das importações, além do recuo mais forte no mercado de trabalho. As projeções são de uma recuperação ainda distante.

 

escolhida1-2-1024x768

Abreu disse que existem alguns canais para recuperação brasileira que dependem do aumento da confiança para o consequente aumento dos investimentos e uma rápida redução do déficit no setor externo.  Acredita que é necessário equilibrar o mercado de trabalho e comentou que as expectativas são de uma desaceleração lenta da inflação em 2016 e 2017.

Ao final, apresentou o resumo das projeções macroeconômicas da CEF e respondeu várias perguntas e dúvidas sobre o futuro da economia brasileira.

Fotos: Ascom/Funpresp-Jud