Conexão Funpresp-Jud teve novas edições em agosto

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

O Conexão Funpresp-Jud, evento online realizado pela Fundação ao longo do ano com o objetivo de compartilhar informações com Representantes Funpresp-Jud, Associações e Sindicatos, contou com duas edições no mês de agosto, através do Google Meet.

A primeira, no dia 23, para Associações e Sindicatos dos membros e servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União (MPU). O evento reuniu representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), da Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP (AGEMPU) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado do Sergipe (Sindjuf/SE).

A segunda edição do mês foi realizada no dia 24, para Representantes Funpresp-Jud da Região Nordeste do País. Estiveram presentes servidores de 15 patrocinadores: TRE-PB, TRT-5, TRF-5, TRT-7, TRT-19, TRT-20, TRT-21, SJ-PE, SJ-AL, SJ-MA, PR-CE, PR-PE, PR-PI, PR-R5 e PRT-13.

Na ocasião, o Diretor de Seguridade, Edmilson Enedino das Chagas, levantou questões como a insegurança jurídica em relação ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), cujas regras ainda podem mudar até o momento da aposentadoria dos membros e servidores atualmente na ativa.

Reforçou a importância de cada um olhar para sua situação pessoal, fazer as contas e se prevenir do impacto na diminuição da renda causado pela própria aposentadoria e pelas mudanças trazidas pela EC 103/2019. Destacou, principalmente, a imprevisibilidade das regras que serão aplicadas no momento da aposentadoria voluntária ou por incapacidade permanente, bem como para a concessão da pensão por morte, cujas regras mudaram muito e deixaram os membros e servidores com menor proteção previdenciária.

Edmilson explicou que a adesão à Funpresp-Jud é possível a qualquer momento por membro ou servidor efetivo do Poder Judiciário da União, do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público. Aqueles que estão limitados ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) poderão aderir como participante patrocinado e contar com a contrapartida da sua instituição de trabalho. Já aqueles que estão enquadrados nos regimes anteriores (média salarial ou integralidade) poderão aderir como participantes vinculados, que contribuem sozinhos, porém, assim como os participantes patrocinados, podem contratar a Cobertura Adicional de Risco (CAR).

O Diretor apresentou simulações de benefícios pelo RPPS e pela Funpresp-Jud, inclusive demonstrando a suplementação de coberturas pela CAR, que cobre Covid-19 e que pode ser contratada por pessoas de até 75 anos.

Nas duas apresentações, Edmilson também reforçou a imagem da Funpresp-Jud como uma entidade criada dentro do Poder Judiciário, que faz parte da Administração Pública indireta, vinculada ao Supremo Tribunal Federal. Apresentou dados sobre número de participantes, resultados dos investimentos e diversificação da carteira.

O Diretor também apresentou a Campanha de Adesão 2021, além de levar informações de alerta sobre a proteção da renda dos servidores. A ação sorteará Smarts TVs 55” para participantes e Gift Cards, no valor de R$ 500,00, para Representantes Funpresp-Jud. Os prêmios serão patrocinados pela Icatu Seguros, empresa contratada mediante licitação para operacionalizar a CAR. Saiba mais sobre a campanha aqui. A campanha começou no dia 23 de junho e irá até o dia 23 de novembro.

Por último, o Diretor solicitou o apoio de todos na divulgação das próximas lives, que serão realizadas para membros e servidores da Região Nordeste do país, nos dias 1º e 2 de setembro, às 15 horas, pelo canal da Funpresp-Jud no YouTube.