Funpresp-Jud promove Oficina de Prevenção ao Câncer de Próstata

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

A equipe da Funpresp-Jud participou da Oficina de Prevenção ao Câncer de Próstata, em formato online, no dia 24 de novembro. Na ocasião, Rodrigo Ferreira, Técnico de Enfermagem do Sabin Medicina Diagnóstica, falou sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

De acordo com ele, em 96% dos casos o câncer de próstata não manifesta sintomas. Eles aparecem quando a doença já está em fase grave. Daí a importância de vencer o preconceito e realizar anualmente os exames preventivos: a dosagem de PSA e o exame de toque retal. O exame de PSA não substitui o exame de toque, pois além da dosagem hormonal é preciso avaliar a textura e o tamanho da próstata, por exemplo. Além do câncer, os exames permitem detectar precocemente outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Sobre a idade ideal para o homem começar a fazer os exames, o de toque retal é recomendado a partir de 45 anos de idade. Caso exista algum fator de risco, como hereditariedade, é sugerido a partir dos 40 anos.

Dentre os sintomas do câncer de próstata, Rodrigo destacou dor lombar, sangramento da uretra, irritabilidade ao urinar e obstrução, dentre outros. Os tratamentos são quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Para finalizar, Rodrigo destacou que a realização periódica dos exames salva vidas e que é preciso cuidar da saúde e superar o preconceito.