Precificação de Ativos, Derivativos e Orientações Gerais

 In Destaques, Eventos, Notícias Institucionais

Ciclo de Palestras Funpresp-Jud 2016 

Em 11 de março, a palestra “Precificação de Ativos, Derivativos e Orientações Gerais“, ministrada pelo Sr. José Carlos Sampaio Chedeak, Coordenador de Fiscalização Direta – CGFD/DIFIS/PREVIC, foi realizada para membros da Diretoria Executiva, Conselheiros, integrantes do Comitê de Investimentos e Riscos e equipe da Funpresp-Jud, na sede da Fundação, em Brasília.

Participaram do evento o Sr. Andre Ricardo Sakai Passos, Especialista em Previdência Complementar CGMI/DIACE/PREVIC e o Sr. Arnaldo Ferreira Leite Burle Neto, Auditor Fiscal da PREVIC.

O Coordenador iniciou sua palestra falando a importância do foco do planejamento no futuro que o participante deve ter, convivendo com a dicotomia de diminuir o consumo e poupar, a fim de manter seu padrão de vida ao se aposentar.

escolhida

Chedeak discorreu sobre a importância da Previdência Complementar Fechada, definiu o que é a gestão de riscos e explicou o modelo de Supervisão Baseada em Risco (SBR) utilizado pela Previc. Ressaltou a importância de a Fundação ter uma gestão também baseada em riscos.

Abordou ainda as diretrizes gerais de investimentos que devem ser observadas, como segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência. Sobre os controles internos e avaliação de risco, explicou o processo de identificação, avaliação, controle e monitoramento dos riscos de crédito, mercado, liquidez, legais e sistêmicos.

Frisou que alguns investimentos demandam uma avaliação de risco mais criteriosa como os investimentos estruturados, direitos creditórios, investimentos no exterior, derivativos e Sociedade de Propósito Específico (SPE).

escolhida2

Ao final, o Coordenador e sua equipe responderam várias perguntas e esclareceram dúvidas dos presentes.