Fonte: ND+, por Ana Oliveira, Educadora e Mentora Financeira
Foto: ND+/ Frrepik
Pesquisa sobre os Hábitos de Consumo no Brasil, feita pela Elo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do país, gerida pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, revela que os brasileiros destinam até 46% da renda doméstica para as contas de alimentação e combustível.
Em relação aos gastos essenciais, por exemplo, alimentação e combustível mostraram peso de 41% no orçamento doméstico, para todas as faixas de renda, nos últimos 12 meses, em comparação aos 12 meses anteriores. Para os brasileiros de baixa renda a margem sobe para 46% no período, sendo que as compras presenciais, nessa faixa de renda, atingem quase 98%. Entre os mais ricos, alimentação e combustível têm peso de 26% no orçamento. Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br.
E se eu te disser que é possível economizar até 30% no seu orçamento doméstico?
Primeiro passo é saber exatamente para onde vai o seu dinheiro. Separando por categoria todos os seus gastos, não considerando por exemplo cartão de crédito como gasto e sim como forma de pagamento.
Logo, é imprescindível relacionar todas as suas despesas no cartão de crédito para responder a seguinte questão: Por que você faz o que faz com seu dinheiro?
Se você conseguir separar suas despesas no supermercado por: alimentação, material de limpeza, artigos para casa, ajuda bastante. Isso porque de verdade, ir ao supermercado para comprar comida e sair com um item para casa não é muito difícil, concorda?
Aqui em casa verificamos que os itens de limpeza acabam por consumir grande parte dos gastos com supermercado. Foi aí que meu marido veio com uma sugestão que funcionou para economizarmos neste item.
Misturar o sabão em pó mais caro com o mais barato e usar a junção dos dois para lavar as roupas. Dessa forma mantemos a qualidade na lavagem e acabamos por economizar. Usamos por aqui a embalagem de 5kg do sabão mais em conta e misturamos com o pacote pequeno do mais caro. Encontramos o equilíbrio e tem nos ajudado a conseguir reduzir os gastos com supermercado ao longo dos meses.
E você? Alguma ação efetiva que tem feito em sua casa e refletido diretamente na economia doméstica?