Proporcionar o melhor benefício previdenciário complementar é a missão da Funpresp-Jud e isso é buscado de várias formas. Uma delas é o reajuste anual da renda dos assistidos, que são os participantes já aposentados e os beneficiários de pensão. Como o Plano JusMP-Prev é estruturado na modalidade de Contribuição Definida (CD), os valores dos benefícios também são atualizados considerando a rentabilidade do Plano. Ele ocorre em janeiro, com base no saldo remanescente mantido nas contas dos assistidos, que são atualizados considerando a rentabilidade das Reservas do Plano de Benefícios (PB) e, para aqueles que recebem o benefício mínimo de pensão por morte do participante ativo e aposentadoria por invalidez, também tem o impacto da rentabilidade do FCBE.
Em 2023, por exemplo, as Reservas do PB renderam IPCA + 9,75%, ou seja, o assistido que tem como data-base o mês de janeiro, usufruiu da correção do saldo de uma rentabilidade bem acima da inflação.
Embora não seja possível garantir que tal rentabilidade seja superior à inflação, dada a natureza como o Plano JusMP-Prev está estruturado, todos os anos, em toda a história da Funpresp-Jud isso ocorreu em oito dos dez anos completos (2014 a 2023). Em média, a rentabilidade das Reservas do Plano de Benefícios foi equivalente a IPCA + 3,87% ao ano neste período. Trata-se de um importante diferencial para o servidor que planeja segurança e maior renda em sua aposentadoria.
Importante destacar que, na ocasião da criação e implementação dos perfis de investimentos, haverá uma alteração no benchmark dos assistidos, conforme definido na Política de Investimentos, que passarão a ser referenciados pela rentabilidade do Perfil Assistidos, o qual será mais aderente às características deste grupo de participantes da Fundação.
Reservas – Na Funpresp-Jud, os recursos que compõem o Plano de Benefícios (PB) são distribuídos entre as Reservas e o Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE). Eles são controlados de forma independente, havendo completa segregação dos recursos de cada parte e acompanhamento dos desempenhos isolados. O resultado do PB reflete a consolidação dos resultados das Reservas e do FCBE.