A Funpresp-Jud está sempre atenta à transparência e à educação financeira e previdenciária dos seus participantes. Por isso, mantém a produção constante de conteúdos que contribuam para o entendimento da previdência complementar e da gestão dos investimentos. Nesta semana, a Fundação divulgou em seu site um Comunicado aos Participantes, elaborado pela Diretoria de Investimentos. O documento explica a diferença entre a rentabilidade dos investimentos apresentada no Painel de Investimentos, publicado mensalmente pela Funpresp-Jud, e a rentabilidade dos investimentos constante do Extrato do Participante, disponível no Portal do Participante. Clique aqui para ler o Comunicado!
O Painel de Investimentos é disponibilizado mensalmente no site da Fundação, no menu Investimentos. Ele traz informações sobre: os saldos financeiros do Plano de Benefícios (PB) e do Plano de Gestão Administração (PGA); a composição do PB e as rentabilidades dos investimentos do PB, inclusive segregadas entre Reservas e Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários – FCBE, e do PGA; além dos seus respectivos benchmarks (metas) e a comparação com outros indicadores (CDI, Poupança e IPCA). Como é possível observar, o Painel traz números e cálculos referentes ao patrimônio total gerido pela Fundação.
Ainda sobre o Painel, a metodologia de cálculo das rentabilidades do Plano de Benefícios divulgadas segue o padrão utilizado pelo mercado financeiro brasileiro e se refere aos retornos apresentados nos períodos de referência (mês, ano, 12/24/36 meses e desde o início do PB, em novembro de 2013). Essa metodologia deve ser entendida como o retorno (em termos percentuais) que um determinado valor auferiu ao longo do período de referência, sem movimentações financeiras intermediárias.
Essa metodologia é utilizada pela Fundação não apenas por seguir o padrão usado pelo mercado financeiro brasileiro, como já citado, mas também pelo fato de ser o modo mais simples e transparente de apresentar uma única informação de rentabilidade de determinado produto (título público ou privado, cota de fundo de investimentos ou de entidades de previdência, ativos de renda variável, entre outros), inclusive para que seja possível compará-lo com outros produtos.
Essa simplificação na apresentação do resultado (rentabilidade) não contempla todas as situações possíveis dos detentores do produto, inclusive dos participantes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), como é o caso da Funpresp-Jud. Isso ocorre por conta da natureza periódica das contribuições realizadas aos planos de benefícios (além de eventuais movimentações financeiras, seja pela entrada de recursos, como contribuições facultativas esporádicas e portabilidades; ou pela saída de recursos por resgates). Para esses casos, o extrato individualizado é o documento que espelha o resultado de cada participante, pois contém os dados e cálculos exatos, personalizados.
O Extrato do Participante está disponível no Portal do Participante, ambiente restrito por senha no site da Fundação. Ele também pode ser consultado no aplicativo mobile, disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play. Ele contém informações detalhadas sobre as contribuições realizadas, saldo de conta atualizado, Rentabilidade dos Investimentos (RI), Variação do Patrimônio do Participante (VPP), Variação do Patrimônio do Participante com Incentivo Tributário (VPI), valores de cotas nas datas das contribuições e a última cota disponível, dentre outros dados relevantes.
O Comunicado ao Participante traz um detalhado exemplo para explicar a diferença entre as informações apresentadas no Painel de Investimentos e no Extrato do Participante. Como os critérios de apuração dos valores são distintos, é possível entender o motivo pelo qual não é correto fazer uma comparação direta da rentabilidade dos investimentos constante no Painel de Investimentos e no Extrato do Participante. Também é possível entender que também não é possível comparar diretamente a rentabilidade entre diferentes participantes.
A partir dos exemplos, percebe-se que cada contribuição e aporte recebidos têm as suas respectivas rentabilidades, de acordo com os valores e tempo de aplicação de cada movimentação financeira. Também é possível notar que as contribuições mais antigas apresentam maiores rentabilidades, tanto em valor financeiro (Rentabilidade em R$) quanto em percentual (Rentabilidade ao período), evidenciando que o tempo de duração de uma aplicação financeira é fator fundamental para o incremento do patrimônio do participante.
O Comunicado aborda apenas a Rentabilidade dos Investimentos (RI), mas também menciona a relevância da Variação do Patrimônio do Participante (VPP). Em exemplo real divulgado no documento, o participante alcançou 91,9% no período de 30/dez/2016, data da primeira contribuição do participante, a 28/fev/2023, data final do período em análise. Essa VPP de 91,9% é equivalente a 25,0% ao ano; assim como o VPI, que atingiu 164,6% no período, é equivalente a 37,5% ao ano. Tais percentuais não são atingidos por outros investimentos disponíveis e devem ser também levados em consideração em quaisquer análises comparativas por parte dos nossos participantes e dos potenciais participantes.
Por último, o Comunicado alerta para que análises de investimentos, principalmente daqueles direcionados à poupança previdenciária, devem ser realizadas a partir de parâmetros corretos, inclusive no que se refere ao horizonte temporal, sendo eles: passado, para as contribuições realizadas; e futuro, dado que os recursos geridos pela Funpresp-Jud têm caráter de longo prazo, situação diferente dos investimentos de curto e médio prazos, quem possuem características distintas e devem ser administrados pelo próprio participante. Clique aqui para ler o Comunicado aos Participantes na íntegra!