Despesas de Comunicação e Marketing correspondem a 2.22% do orçamento anual
Você tem interesse em saber como parte dos seus recursos como Participante são utilizados administrativamente pela Funpresp-Jud? A prestação de contas é divulgada mensalmente em nosso site e esta matéria trará algumas informações para orientá-lo.
Após ser recebida na Funpresp-Jud, a contribuição mensal para o plano JusMP-Prev é dividida em três parcelas, cuja destinação é a seguinte: 81,33% para a reserva individual (recursos que irão garantir a aposentadoria do participante), 13,67% para o FCBE (fundo coletivo, para custear os benefícios de risco) e 5% para o Plano de Gestão Administrativa – PGA (taxa de carregamento, para custear as despesas administrativas da Fundação).
Em abril deste ano, a taxa de carregamento passou de 6 para 5%, quando entrou em vigor o Plano de Custeio para 2020. Clique aqui para saber mais sobre o assunto. Vale destacar que a Funpresp-Jud não cobra Taxa de Administração, nem qualquer taxa sobre o patrimônio acumulado pelo participante.
As despesas administrativas da Funpresp-Jud não se diferenciam daquelas de outros órgãos e empresas. Elas são desdobradas em vários itens, tais como: gastos com aluguel e manutenção da sede; compra de materiais; folha de pessoal, que é de apenas 35 empregados, 4 diretores, 6 estagiários e 5 terceirizados (copeira, recepcionista, auxiliar de limpeza e 2 atendentes); eventos e ações de marketing e relacionamento, para divulgar o plano JusMP-Prev; dentre outros. As gerências da Fundação divulgam mensalmente relatórios, nos quais é possível acompanhar a execução orçamentária. Eles podem ser consultados a partir do ícone Transparência, disponível na home do site, ou digitando https://www.funprespjud.com.br/quem-somos/transparencia/. As demonstrações contábeis também estão disponíveis n0 mesmo link.
Todas as gerências trabalham de acordo com o Planejamento Estratégico da Fundação estabelecido para o período de 2020 a 2022. Ele foi revisado em 2019, com base na análise dos objetivos estratégicos, missão, valores e visão, bem como na definição das metas a serem cumpridas pela Entidade nos próximos anos. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.
Dentro do Planejamento Estratégico, dois objetivos, por exemplo, orientam as ações da Gerência de Comunicação e Marketing da entidade. São eles:
- Atrair e fidelizar os participantes.
- Aperfeiçoar a comunicação interna e externa.
Para isso, e dentro do propósito de trabalhar a divulgação do plano, promover a educação financeira e previdenciária, bem como melhorar a comunicação interna e externa, são realizadas algumas despesas, previstas no Plano Gerencial de Comunicação e Marketing. Os recursos necessários para empreender tais ações integram a proposta orçamentária aprovada pelo Conselho Deliberativo e correspondem a 2.22% do orçamento anual da Fundação. Dentre elas, destacam-se: a realização de Webinars; eventos de relacionamento com Participantes, membros, servidores e Representantes Funpresp-Jud nos órgãos patrocinadores (Tribunais, Conselhos, Procuradorias e Seções Judiciárias); eventos de integração, treinamentos e palestras; serviços gráficos; aquisição de alguns brindes e materiais promocionais.
Este ano, em razão da pandemia do Covid-19, eventos presenciais têm sido transferidos para o ambiente digital, como o Ciclo de Palestras em alusão ao Dia Mundial da Saúde, para a equipe da Fundação, e a palestra em homenagem ao Dias das Mães. Os eventos se transformaram em videoconferências ou lives no canal da Fundação no Youtube. O primeiro foi realizado em 15 de abril, com o tema “Organizar fora para organizar dentro”. O segundo ocorreu no dia 7 de maio e teve como tema “Família em Quarentena: como ensinar o valor do dinheiro aos filhos?”.
Dúvidas sobre Transparência ou sobre outros assuntos relacionados ao plano JusMP-Prev podem ser esclarecidas com a Fundação pelo telefone (61) 3217-6598 ou pelo e-mail sap@funprespjud.com.br.