Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 abril, a Funpresp-Jud promoveu para a sua equipe a palestra “Interpretação dos Rótulos do Alimentos”, ministrada pela nutricionista Júlia Liz. O evento foi realizado na sede da Fundação, no dia 14 de abril, com transmissão por videoconferência para os empregados que estavam em teletrabalho. O tema foi escolhido pela própria equipe, em votação prévia.
Durante a palestra, Júlia falou sobre as categorias dos alimentos, sobre as suas propriedades, benefícios e malefícios à saúde. A nutricionista também apresentou e explicou os dados que aparecem nos rótulos dos alimentos, como denominação de venda, lote, fabricação, validade, dados do fabricante, dentre outros. Reforçou a importância da identificação do lote, inclusive para viabilizar a localização e a retirada de um produto do mercado, em caso de problemas identificados por consumidores, por exemplo.
A profissional também alertou sobre a importância de seguir as orientações do fabricante sobre a conservação do produto. Sobre a lista de produtos, ela explicou que o item que tiver maior quantidade na composição aparecerá no topo da lista, seguido pelos demais. Júlia também alertou sobre as nomenclaturas comuns nos rótulos. Por exemplo, maltodextrina, xarope de milho, sacarose, dextrose, glicose, dextrina e frutose são açúcares.
Por último, Júlia falou sobre a rotulagem frontal nutricional, que merece a atenção dos consumidores. A tabela apresenta apenas letras pretas e fundo branco, para afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem na legibilidade das informações. Nela é obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.
O design de lupa foi criado para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo é aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar.
Ao longo da palestra, a nutricionista esclareceu dúvidas e comentou sobre alguns rótulos trazidos pelos empregados para análise.