Foi dada a largada! Depois da publicação do Regulamento dos Perfis de Investimentos, que serão implementados em 2022, a Diretoria de Investimentos da Fundação realizou treinamentos para empregados e para Representantes Funpresp-Jud. Com dois dias de atividades para cada público, os encontros ocorreram em formato online, nos dias 8, 11, 13 e 14 de outubro. Cerca de 20 Representantes Funpresp-Jud de 12 patrocinadores participaram da programação, sendo eles do STF, STJ, TJDFT, TRT-1, TRT3, TRF3, SJPE, TSE, TRE-RN, TRE-GO, TRE-ES e TRE-SP.
Ronnie Tavares, Diretor de Investimentos, e Adriano Resende, Gerente de Investimentos substituto, conduziram o treinamento a partir da apresentação do Regulamento dos Perfis e do Manual Técnico. Na ocasião, os grupos puderam compreender o significado de Perfis de Investimentos, os seus objetivos, os conceitos de Ciclo de Vida e de Fundos Data Alvo, bem como as vantagens da escolha desse modelo em comparação ao modelo tradicional.
Conheceram, também, os perfis Vértice 2040, Vértice 2050 e Assistidos, suas características e objetivos. Compreenderam que a implantação dos perfis aumenta a responsabilidade do participante sobre a formação de patrimônio, uma vez que, com exceção daqueles que já estiverem recebendo renda de aposentadoria pela Funpresp-Jud, os demais poderão escolher o perfil de investimentos assim como alterá-lo uma vez por ano, se desejarem.
Eles também observaram que a alteração é facultativa e recomendável unicamente se o participante porventura não estiver no perfil indicado pela Fundação ou se houver mudança na data da aposentadoria a ponto de o novo perfil indicado ser diferente daquele onde o participante já esteja. A principal argumentação para a não alteração do perfil indicado se deve a ele ser mais adequado a cada participante, em decorrência de sua data provável de aposentadoria, uma vez que a estratégia de investimentos de cada perfil será ajustada periodicamente pela equipe da Fundação ao longo da jornada do participante rumo à aposentadoria.
Os públicos que participaram dos treinamentos também foram orientados sobre os trâmites internos de operacionalização e implantação dos perfis, além de prazos e mecânica de funcionamento dos mesmos, desde a indicação do perfil ao participante até o pagamento do benefício de renda aos Assistidos.
Durante o treinamento, também foram repassadas informações sobre a divulgação dos Perfis, que irá ocorrer ao longo dos próximos meses, por meio de várias iniciativas. O primeiro vídeo sobre o assunto já está disponível no canal e traz fala do Presidente, Amarildo Vieira de Oliveira. Haverá live e veiculação de vários outros vídeos, além da publicação de matérias no site da Fundação, postagens nas redes sociais, Guia sobre os Perfis de Investimentos, envio de e-mail marketing para participantes, dentre outras iniciativas.