Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Entrevista: Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud anuncia novidades para 2021

Em 2021, a Funpresp-Jud lançará serviços e funcionalidades solicitados pelos participantes do Plano de Benefícios nos canais de atendimento e também identificados na Pesquisa de Satisfação realizada no ano passado. Se, por um lado, 2020 foi um ano atípico em razão da pandemia e trouxe vários desafios para a Fundação, por outro, incentivou a aceleração dos projetos de digitalização, automação e mobilidade. Depois de lançar no ano passado o novo Simulador de Benefícios, a ficha de inscrição online, o novo Portal do Patrocinador e o recebimento de contribuições facultativas pelo Pix, em 2021 será a vez de disponibilizar o novo Portal do Participante, o empréstimo ao participante e o aplicativo mobile. Para comentar as novidades, conversamos com o Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud, Edmilson Enedino das Chagas.

O novo Portal do Participante, que deve ser lançado em março, traz funcionalidades muito aguardadas pelos participantes, como o novo leiaute do saldo individual de conta, que terá visual mais atrativo e também trará novas informações, como o valor do rendimento mensal. O que mais será oferecido pela nova versão?

O novo portal do participante ganhou um visual mais interativo e informativo, com destaque para a possibilidade de acesso ao extrato completo ou simplificado, informações sobre a Cobertura Adicional de Risco (Car) e a realização de simulação simplificada dos benefícios.

A Reforma da Previdência trouxe expressivas modificações na pensão por morte e na aposentadoria por invalidez. Com isso, começar a divulgar no Portal do Participante os números referentes à Cobertura Adicional de Risco de Morte e/ou Invalidez (Car), para aqueles que já fizeram a contratação, ganha ainda mais importância?

Sim. A Reforma da Previdência estabeleceu novas regras para os benefícios de aposentadoria por invalidez e pensão por morte, as quais geram uma perda significativa de renda. Desse modo, a disponibilização da inscrição eletrônica da Car facilitará o acesso dos participantes às informações de valores das coberturas e das contribuições, para mitigações desses riscos.

A Car é compreendida por muitos participantes como um seguro de vida, apesar de apresentar diferenças, como a forma de recebimento. Poderia esclarecer a questão?

O participante contrata a Car para ter, em caso de sinistro, um aporte do valor contratado no saldo da sua reserva acumulada suplementar. Ou seja, é realizada a contratação de um valor (capital segurado), que vai ser aportado na conta individual do participante para fins de concessão do benefício suplementar, para ele ou para o seu beneficiário.

A Funpresp-Jud começará a oferecer empréstimo ao participante este ano. A informação está disponível na Política Gerencial de Investimentos 2021 -2025 e no Plano Gerencial de Investimentos 2021 da Fundação. Sabemos que os participantes serão comunicados na ocasião do lançamento, mas já seria possível adiantar alguma informação?

Estamos trabalhando para que o lançamento do empréstimo consignado aos participantes seja realizado no segundo semestre de 2021. As diretrizes do processo de empréstimo já foram aprovadas pela Diretoria Executiva e estão em fase de implementação pela Diretoria de Seguridade.

O aguardado aplicativo mobile da Fundação caminhou mais um passo com a contratação de fornecedor. Quais informações e serviços estarão disponíveis na ferramenta? Existe previsão de data para o lançamento?

Estarão disponíveis, na primeira fase, as seguintes informações/serviços: Painel Inicial (como o do novo portal), Dados cadastrais (com atualização de e-mail, telefone e beneficiários), Extrato de contribuições, Demonstrativo IRPF, Simulador de Benefícios, Contribuição Facultativa, Representante Funpresp-Jud (listagem por órgão), Suporte (abertura de chamados pelo app) e Notificações (enviadas pela GECOM).

A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2021.

O ano de 2021 se mostra ainda muito impactado pela pandemia e pela crise econômica. Quais são as suas expectativas para a Funpresp-Jud e para o segmento de previdência complementar fechada este ano?

A nossa expectativa é de crescimento do número de adesões ao Plano de Benefícios da Funpresp-Jud, considerando os resultados obtidos pela Fundação, os efeitos da reforma previdenciária e a possível reabertura do prazo de migração. Também haverá um significativo aumento do número de participantes no segmento de previdência complementar fechado, tendo em vista a criação dos planos família, bem como da necessidade de criação de novas entidades pelos Estados e Municípios, em decorrência da Emenda Constitucional 103, de 12/11/2019.

Também existe uma grande expectativa quando à edição, em 2021, da Lei Complementar que disciplinará a relação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com relação às entidades abertas de previdência complementar, nos termos dos §§ 4º e 5º do art. 202 da Constituição Federal.

 

Entrevista atualizada em: 08/03/2021.

Funpresp-Jud

  • A Funpresp-Jud
  • Adesão
  • CAR
  • Seu Plano
  • Investimentos
  • Transparência
  • Relacionamento
  •  

Privacidade

  • Políticas de Privacidade
  • Política de Cookies

Área Restrita

  • Portal do Patrocinador
  • Portal do Participante
  • Conselhos, Diretoria e Equipe
  •  

Links Úteis

  • Dicionário
  • Abrapp
  • Receita Federal
  • Secretaria de Previdência
  • Banco Central do Brasil
  • Conselho Monetário Nacional
  • COAFI

Onde estamos

  • SCN, Quadra 4 – Ed. Varig – Torre Sul, Bloco B, 8º Andar, Sala 803 – Asa Norte – CEP: 70.714-020 – Brasília/DF
  •  

Contato

(61) 3217-6598
sap@funprespjud.com.br

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 9h às 19h