Poupar é sempre uma atitude de sabedoria e prudência. Mas o grau de vantagem para o poupador vai depender de vários fatores, como liquidez (a facilidade em transformar seu investimento em dinheiro), rentabilidade e índices de inflação.
Boa rentabilidade, com segurança por lei
Os fundos de pensão possuem a mesma margem de segurança de qualquer investimento do mercado, garante Evandro Oliveira, do Instituto Brasileiro de Atuária (a ciência especializada na mensuração e administração de riscos). “Você tem uma regulamentação muito forte pelo lado do governo. Sendo assim, aplicar no fundo de pensão é tão seguro quanto aplicar na poupança, mas com rendimento bem mais elevado”, diz o especialista.
Segundo Evandro, o fundo de pensão não é apenas uma boa ferramenta de investimento. É, também, uma forma de aprender a poupar. “Normalmente esse dinheiro já é descontado na folha de pagamento, ou seja, a pessoa se acostuma a não ter aquele dinheiro”, afirma Oliveira.
Quem investe não se arrepende
Quem já participa, acredita que o fundo de pensão é um meio de garantir um futuro melhor, economizando pouco por mês. É o caso de Edgard de Aguiar Cordeiro, 60 anos de idade, de Ribeirão Preto (SP), que vislumbra uma aposentadoria tranquila. “Eu indico o fundo de pensão por uma questão muito simples: o valor do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é sempre muito pequeno. Então, nós precisamos de um fundo de pensão para conseguir ter uma estabilidade financeira mesmo na aposentadoria. Acredito que esse dinheiro vá fazer muita diferença na minha vida”, afirma.
Fonte: www.seufuturovalemais.com.br