A Funpresp-Jud está sempre atenta à transparência e à educação financeira e previdenciária dos seus participantes. Por isso, sempre produz conteúdos sobre os temas e divulga em seu site, perfis nas redes sociais e e-mail. Neste mês de março, a Fundação divulgou a Carta de Investimentos aos Participantes. Clique aqui para ler!
Mais do que detalhar o excelente resultado obtido pelos investimentos da Fundação em 2023 (retorno nominal líquido do Plano de Benefícios de 14,65% e retorno real líquido de 9,58%, ante 9,01% e 4,20% do benchmark em termos nominais e reais, respectivamente), o melhor de toda a sua história, a Carta analisa criticamente as estratégias utilizadas para alcançar o resultado. Traz, ainda, o cenário macroeconômico e comportamento dos mercados financeiros.
Importante notar, adicionalmente, a rentabilidade nominal líquida da carteira das Reservas, que apresentou retorno positivo de 14,82% no ano de 2023, equivalente a IPCA + 9,75%, bastante superior ao seu benchmark (IPCA + 4,25% ao ano), também o melhor resultado na história da Fundação. Essa é a rentabilidade que efetivamente impacta o saldo de conta dos participantes.
A leitura do documento é importante para que os participantes saibam como é realizada a gestão do seu patrimônio. Também é uma excelente oportunidade para entender, na prática, importantes conceitos financeiros, como fluxo x estoque, Marcação a Mercado (MTM) e alocação de recursos, dentre outros. A Carta traz, ainda, expectativas para o futuro próximo.
Confira alguns importantes trechos do documento:
Oportunidades aproveitadas – Foi acertada a estratégia adotada pela Fundação ao longo de 2023 de, inicialmente, concentrar os investimentos em ativos de Renda Fixa atrelados ao CDI e em títulos de curto prazo indexados ao IPCA e, posteriormente, alongar os prazos dos ativos de Renda Fixa aproveitando as ótimas taxas de rendimento, além das operações pontuais de proteção da Carteira de Investimentos (via Dólar Futuro) e de alocações nos demais segmentos.
Comparações – O Plano de Benefícios da Funpresp-Jud é de Contribuição Definida (CD), embora pequena parcela dos recursos das contribuições seja destinada ao Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE), que se assemelha a um plano de Benefício Definido (BD).
Por isso, comparações de resultado com outras entidades abertas ou fechadas de previdência complementar deverão ser feitas com outros planos CD, que tradicionalmente efetuam a contabilização dos ativos de renda fixa pelo critério de marcação a mercado (MTM).
Há fundações, inclusive algumas ligadas ao setor público, que ainda possuem parcela majoritária de ativos com marcação pela curva (MTC), distorcendo a análise comparativa de desempenho, pois os ativos MTC não refletem o preço de mercado dos ativos, podendo gerar a falsa impressão de que o resultado obtido é satisfatório em um ambiente de queda nos preços dos ativos.
Expectativas para o futuro próximo – O período de 2024 a 2028 deve começar com a mesma tendência que já havia sido identificada no ciclo anterior (2023-2027). Porém, já é possível estimar uma alteração dessa dinâmica com o objetivo de possibilitar e, eventualmente, requerer uma maior diversificação dos investimentos, bem como um alongamento de prazos nos títulos de Renda Fixa, à medida que o cenário macroeconômico caminhar para maior estabilidade.
Consequentemente, não se espera a continuidade da diminuição de risco nas aplicações do Plano de Benefícios (Reservas e FCBE), mas sim uma estabilidade inicial, sem prejuízo ao atingimento do benchmark estabelecido, fato que tende a gerar menor volatilidade nos resultados, principalmente em períodos mais longos de avaliação.
No entanto, à medida que as taxas de juros, nominal e real, de fato mantenham a trajetória esperada de queda, deverá haver elevação gradativa no nível de risco dos investimentos do Plano de Benefícios.
Cautela – Em um cenário de incertezas econômicas e políticas, a Funpresp-Jud preza por uma postura de cautela nos investimentos, com estruturas de proteção em parcela dos ativos, buscando equilibrar o nível de risco e retorno de uma maneira tal que resguarde a saúde previdenciária dos participantes, embora seja possível, em momentos pontuais e específicos, aproveitar os preços mais atraentes dos ativos, com uma visão de médio e longo prazos.
A Funpresp-Jud tem sido plenamente capaz de realizar os ajustes necessários nos investimentos efetuados, conservando elevados padrões de governança e excelente relação risco x retorno aos nossos participantes. A manutenção de visão de longo prazo dá sinais de que o melhor interesse do participante tem sido preservado, mesmo com resultados abaixo da expectativa nos últimos dois anos, algo a ser compensando ao longo do tempo.
Perfis de Investimentos – A Funpresp-Jud decidiu adotar o Modelo de Ciclo de Vida com a utilização dos Fundos Data-Alvo para a implementação dos perfis de investimento, cujo início está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano. Serão criados três perfis de investimento, sendo dois com Datas-Alvo definidas (2040 e 2050) e um para participantes assistidos.
Clique aqui para ler a Carta de Investimentos aos Participantes na íntegra.