Já estão disponíveis no site da Funpresp-Jud o Relatório de Investimentos de dezembro e o Painel de Investimentos, com dados resumidos e apresentados de forma gráfica.
No acumulado do ano de 2024, a rentabilidade líquida das Reservas dos Participantes alcançou 4,97%, em termos nominais, e 0,13% em termos reais (acima do IPCA), ficando abaixo da meta para o ano (9,30%, em termos nominais, e 4,27% em termos reais). Essa é a rentabilidade que efetivamente impacta o saldo de conta dos participantes da Fundação.
Especificamente no mês de dezembro, as Reservas renderam -1,21%, em termos nominais, e -1,73% em termos reais.
Importante ressaltar que o mês de dezembro foi marcado por expressiva queda nos preços dos ativos domésticos nos diversos segmentos (Renda Fixa, Renda Variável, Imobiliário), exceto aqueles de Renda Fixa de curto prazo ou atrelados ao CDI/Taxa Selic.
Carteira – Sob a ótica dos ativos, a carteira de investimentos das Reservas dos Participantes finalizou o período com 81,4% dos recursos em Renda Fixa, 6,4% em Renda Variável, 4,7% em Investimentos Estruturados (Fundos de Investimento Multimercados), 4,6% em Investimentos no Exterior e 2,8% em Imobiliário.
Investimento de longo prazo – A previdência complementar é um investimento de longo prazo e a meta de rentabilidade costuma ser buscada também no longo prazo. Na Funpresp-Jud, a Política de Investimentos é o instrumento que define, junto com o Plano Gerencial de Investimentos (PGI), a meta de rentabilidade (benchmark) que será buscada ao longo do período de cinco anos, podendo não ser atingida a cada ano. Isso pode ocorrer em razão dos tipos de investimentos que são efetuados pela Fundação, principalmente os de médio e longo prazo, com as devidas diversificações em segmentos e classes de ativos, que podem oscilar ao longo do tempo, inclusive por conta dos efeitos da Marcação a Mercado (MTM), como ocorreu em 2024.
Como exemplo, temos o ano de 2023, quando as Reservas dos Participantes renderam o equivalente a IPCA + 9,75%, mais do que o dobro da meta em termos reais. Esse tipo de oscilação é natural em investimentos de maior prazo.
Além disso, a atual carteira de investimentos da Fundação (Reservas dos Participantes) contempla, no segmento de Renda Fixa, títulos com rentabilidade atual acima de IPCA + 7% ao ano. Dessa forma, desde que mantidos até o vencimento, que é a intenção da Fundação, a rentabilidade contratada será bastante superior à meta estabelecida.
Pautada pela transparência e pela proximidade com os seus participantes, a Funpresp-Jud está sempre divulgando os seus resultados e trazendo análises que possam contribuir com a melhor compreensão do importante investimento de longo prazo do servidor.