O Relatório de Investimentos referente ao mês de novembro já pode ser lido no site da Funpresp-Jud. Clique aqui! A rentabilidade nominal líquida acumulada do Plano de Benefícios da Funpresp-Jud de novembro de 2013 a novembro de 2022 alcançou 133,05%, contra 113,55% do CDI, 71,11% do IPCA, e 65,07% da Poupança.
Em novembro, o Plano de apresentou retorno de -0,19% em termos nominais e -0,59% em termos reais, abaixo do benchmark do PB no mês (0,74% em termos nominais e 0,33% em termos reais). No acumulado de 2022, o retorno nominal foi de 6,16% e real de 0,98%, ante 9,19% e 3,85% do benchmark em termos nominais e reais, respectivamente.
Já as Reservas do Plano de Benefícios encerraram o mês com retorno de -0,34% em termos nominais e -0,75% em termos reais, também abaixo do benchmark no período. No acumulado de 2022, o retorno nominal foi de 5,56% e real de 0,41%, estando abaixo do benchmark no ano.
Sob a ótica dos ativos, a carteira de investimentos das Reservas dos Participantes finalizou o período com 80,2% dos recursos em Renda Fixa, 8,2% em Renda Variável, 5,2% em Investimentos Estruturados (Fundos de Investimento Multimercados), 4,3% em Investimentos no Exterior e 2,1% em Imobiliário.
O Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) encerrou o mês com retorno de 0,70% em termos nominais e 0,29% em termos reais, ficando acima do benchmark no período. No acumulado de 2022, o retorno nominal foi de 9,62% e real de 4,27%, acima do benchmark no ano.
Em resumo o mês de novembro foi marcado pela consolidação do entendimento e aumento da probabilidade de que a economia mundial enfrentará um quadro de estagflação em 2023. No cenário doméstico, apesar da queda recente dos índices de preços, a inflação ainda continua elevada, que, em conjunto com o elevado nível de incerteza quanto à política fiscal e o equilíbrio das contas públicas no próximo Governo, deve contribuir para a manutenção da Taxa Selic em patamar elevado por um período mais prolongado que o esperado anteriormente.
A partir do exposto, os principais índices do mercado financeiro nos diversos segmentos apresentaram retornos negativos no mês (IRF-M1+, IMA-B5, IMA-B5+, Ibovespa, IFIX), com exceção do CDI e do segmento Exterior. Por este motivo, a rentabilidade do Plano de Benefícios (e, particularmente das Reservas dos Participantes) e do PGA também foram negativas, sofrendo o impacto direto da queda de preço dos diversos ativos que compõem os mencionados índices.
Também, a Política de Investimentos 2023 – 2027 já está disponível no site, leia aqui! Ela serve como ferramenta de planejamento, fornecendo as diretrizes gerais para a gestão dos recursos financeiros a serem administrados pela Fundação, visando retornar os melhores desempenhos para os recursos dos participantes e patrocinadores, observando os mais elevados níveis de prudência, bem como princípios de governança, segurança, solvência, liquidez e transparência.