Funpresp-Jud participa do lançamento do Guia de Preparação para Aposentadoria da Abrapp

 In Destaques, Notícias Institucionais, Patrocinador

A Funpresp-Jud participou da elaboração e do lançamento do Guia de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). A live de apresentação foi realizada no dia 21 de outubro, pelo Youtube, com medição da Gerente de Comunicação e Marketing da Fundação, Paolla Dantas, que também faz parte da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, responsável pelo projeto. O guia é direcionado aos RH’s e lideranças das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e suas patrocinadoras e, por isso, Representantes e Facilitadores da Funpresp-Jud foram convidados a conhecer a ferramenta que poderá inspirar a criação ou incrementar projetos em seus respectivos ambientes de trabalho.

Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp, e Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor Executivo e responsável pelo Colégio de Coordenadores de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, fizeram a abertura do evento. “Se inicia, neste projeto, um grande auxílio para a montagem do programa de preparação para aposentadoria. E essa preparação precisa começar no início da fase laboral”, disse Luís Ricardo.

Luciana Ribeiro, Coordenadora da Comissão Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, explicou que o Guia foi criado com base no ciclo de vida do empregado, considerando também o momento de vida de cada pessoa na organização. Os três pilares trabalhados no guia são: relacionamento e emoções; saúde e bem-estar; e educação financeira. Sobre a aplicabilidade do material, Luciana destacou que o guia apresenta um conjunto de ações executáveis para que as patrocinadoras coloquem em prática e que muitas delas podem ser adaptadas nesta época de pandemia, considerando que as empresas estão atuando mais em home office.

Andrea Tomasini, Marco Aurélio Weyne e Luciana Ceylão, membros da Comissão, apresentaram os detalhes do Guia e sugeriram ações às entidades e patrocinadores, como: eventos de boas-vindas para receber os empregados que estão chegando e já iniciar o projeto; café da manhã de integração; festividades para celebrar o tempo de empresa; realização de entrevistas com empregados; incentivo às boas práticas de bem-estar, como cuidados com a nutrição e realização de atividades físicas; estímulo aos relacionamentos interpessoais, a vida social e cultural; disponibilização de jogos online de educação financeira; realização de ações de educação financeira que envolvam as famílias; disponibilização de cursos de educação financeira, simuladores de benefícios e consultoria previdenciária, dentre outras.

Marisa Santoro Bravi, Secretária Executiva da CT Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, fez o encerramento da programação e destacou que o momento atual, de desafios e mudanças nas entidades patrocinadoras e instituidoras, reforça a importância das pessoas. Para ela, o evento propôs que cada um realmente passe pela vida fazendo a diferença.

Clique aqui para ter acesso ao Guia de Preparação para Aposentadoria e aqui para assistir à live.