Funpresp-Jud publica Relatório Anual de 2020

 In Notícias Institucionais

O Relatório Anual da Funpresp-Jud referente ao ano de 2020 foi publicado na quarta-feira (28/04), no site da Fundação. A elaboração e a divulgação do documento atendem à Resolução nº 32/2019, do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). Acesse aqui o livro I do Relatório Anual e aqui o livro II.

A publicação traz as ações e os projetos realizados ao longo do último ano, além de números e dados relacionados ao plano de benefícios JusMP-Prev, aos investimentos, à avaliação atuarial, ao balanço anual e ao relacionamento com o participante, dentre outros assuntos.

Em razão da pandemia, o ano de 2020 foi atípico e especialmente desafiador. A Funpresp-Jud se adaptou rapidamente ao universo digital ao adotar o trabalho remoto e ao digitalizar vários processos através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Além disso, também modernizou várias funcionalidades oferecidas aos participantes. O lançamento da ficha de inscrição online ao plano, do novo Simulador de Benefícios e das novas funcionalidades do Portal do Patrocinador são alguns exemplos.

Em 2020, a Funpresp-Jud alcançou importantes marcas, com destaque para os números de 20 mil participantes e de R$ 1 bilhão de patrimônio gerido. Apesar da crise econômica, a Fundação obteve resultado positivo em 2020, especialmente em relação às Reservas dos Participantes, que superou a meta estabelecida, com retorno de 8,90% em termos nominais e 4,19% em termos reais. A Carteira de Investimentos do Plano obteve retorno de 8,81% em termos nominais e 4,11% em termos reais, apenas ligeiramente abaixo da meta para o ano (8,84% em termos nominais e 4,13% em termos reais).

Outra importante conquista foi a redução da taxa de carregamento do plano de benefícios, que passou de 6% para 5%, em abril de 2020. Isso foi possível devido ao controle das despesas administrativas e às novas adesões, que alcançaram 20.691 participantes. Este ano, a taxa já foi novamente reduzida, chegando a 4,5%.

O prazo para envio do Relatório Anual de Informações (RAI) aos participantes é 30 de abril, conforme estabelecido na Resolução nº 32/2019.