A Funpresp-Jud realizou a sua segunda Reunião Geral de 2021 com diretores e empregados, na última sexta-feira (30/4). O encontro, realizado em formato online em razão do trabalho remoto, teve como pauta a celebração dos aniversariantes do mês, a chegada de nova estagiária e o compartilhamento do status sobre a implantação do empréstimo ao participante.
Edmilson Enedino das Chagas, Diretor de Seguridade, fez a abertura. Aproveitando a véspera do Dia do Trabalho, ele destacou a importância do trabalho realizado pela equipe da Funpresp-Jud para a sociedade e citou a previdência complementar como parte do tripé da seguridade social, que é formado por saúde, previdência social e assistência social.
Edmilson também antecipou uma das características do empréstimo que será oferecido pela Funpresp-Jud. Em momentos emergenciais, muitas pessoas costumam recorrer ao saque do seu patrimônio de previdência complementar para pagar compromissos. Com isso, diminuem ou encerram a poupança previdenciária, fato que irá impactar a renda quando se aposentarem. Como na previdência completar fechada o saque só é possível quando o participante se desvincula do plano, o empréstimo consignado que será oferecido pela Funpresp-Jud será um importante aliado do participante em sua gestão financeira, até mesmo porque terá taxas menores do que as oferecidas pelo mercado.
Alexandre Sousa, Gerente de Atuária, falou brevemente sobre as atividades realizadas pela área para a implantação do serviço e colocou a área à disposição para esclarecimentos. Em seguida, Ângelo Lima, Supervisor de Empréstimo, detalhou as fases do projeto, as reuniões internas e externas ocorridas até o momento, o status sobre a elaboração do Regulamento e do Contrato do serviço, bem como as próximas atividades relacionadas à implantação do serviço.
A Funpresp-Jud, como entidade fechada de previdência complementar vinculada ao Supremo Tribunal Federal (STF), criada pela Resolução STF nº 496/2012 para administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário para membros e servidores públicos titulares de cargo efetivo do Poder Judiciário da União, do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público, tem procurado os seus patrocinadores para falar sobre o empréstimo consignado. O objetivo é trocar informações e permitir que o serviço funcione da melhor forma possível em termos operacionais. Além disso, que seja, de fato, um benefício para os participantes.
Vale destacar que as Operações com Participantes são autorizadas pela Resolução nº 4.661/2018, do Conselho Monetário Nacional.
Durante a reunião, o Diretor de Administração, Marco Antônio Martins Garcia, cumprimentou os aniversariantes de março e abril. Na ocasião, também apresentou a nova estagiária da Gerência de Arrecadação e Cadastro (Geab), Viviane Ribeiro.
O Diretor-Presidente, Amarildo Vieira de Oliveira, encerrou a reunião. Na ocasião, destacou a alegria de ver o envolvimento da equipe nas atividades, como no projeto de implantação do empréstimo. Ressaltou que, embora a pandemia tenha restringido o contato físico, é sempre bom rever a equipe da Funpresp-Jud e poder compartilhar as nossas conquistas e que, apesar do cenário adverso, estamos construindo uma Fundação bem vista no mercado e sobre a qual há muita expectativa, dado o nosso potencial de crescimento.