O Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, foi nomeado para compor a Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) como membro titular, indicado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O mandato será de dois anos. Leia aqui a portaria de nomeação.
A composição da CRPC em relação à sociedade civil, contempla, além da participação de representantes da Abrapp, os representantes de patrocinadores e instituidores de planos de previdência e representantes de participantes e assistidos. Para a Funpresp-Jud, estar representada nesse colegiado é uma deferência e uma oportunidade de contribuir com o sistema de previdência complementar fechado, além de oportunizar o conhecimento e o debate de temas de interesse de todas as entidades.
A atuação na CRPC não aufere ganho político, mas de experiência no trato com questões do dia a dia das entidades fechadas de previdência complementar, o que contribui para a boa governança da nossa entidade. A CRPC se reúne de forma virtual, uma vez por mês.
Esse não é o primeiro mandato de Amarildo na CRPC. Ele já fez parte do colegiado como suplente, de 2018 a 2020. A CRPC é um órgão colegiado, vinculado ao Ministério da Previdência Social, que aprecia e julga os recursos interpostos contra decisões da Diretoria Colegiada da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) referentes a autos de infração e aos lançamentos tributários da Taxa de Fiscalização e Controle da Previdência Complementar (Tafic).
Amarildo deixou neste ano o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), onde atuou como suplente, de 2020 a 2022, e como titular, de 2022 a 2024, em razão do encerramento de mandato e impossibilidade de recondução. Ele também integra o Conselho Deliberativo da Abrapp. A Fundação também está representada na Comissão de Fomento da Previdência Complementar Fechada (Cofom), por meio do Diretor de Seguridade, Edmilson Enedino das Chagas.