A Semana da Boa Ação, realizada pela Funpresp-Jud a partir do trabalho do seu grupo de voluntariado e da participação dos empregados da Fundação, irá atender neste ano a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, em Porto Alegre (RS), que conta com 200 alunos, do 1º ao 9º ano.A iniciativa terá a importante parceria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).
A iniciativa terá duas frentes de solidariedade. A primeira, será a arrecadação de dinheiro para ajudar na reconstrução do refeitório da escola, que foi completamente destruído pela água. O valor arrecadado será revertido para comprar utensílios como pratos, talheres, copos e panelas no comércio local. A depender do valor da arrecadação, também serão comprados eletrodomésticos. A doação será recebida por Pix, Chave 89514111000120 (CNJP da Amatra IV). Para identificar a doação será necessário escrever Semana da Boa Ação no campo “comentário” do Pix.
A outra frente de trabalho será a arrecadação de material escolar e livros infantis, na sede da Fundação em Brasília, até o dia 21/8/2024. Os itens recolhidos serão enviados pelos Correios.
Semana da Boa Ação – A Semana da Boa Ação é realizada pela Funpresp-Jud desde 2018 e celebra o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. A cada ano, uma causa e uma entidade parceira são escolhidos para receber uma ação.
Desde 2021, a Fundação conta com um grupo de voluntariado, atualmente formado por 14 empregados. O grupo criou o projeto de educação financeira e previdenciária “Construindo o Futuro”, para alunos do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, em Brasília. Mais de 200 alunos já foram formados pelo projeto, que tem como objetivo contribuir com um futuro mais próspero e seguro para os alunos, a partir dos conhecimentos compartilhados.
Parceria Amatra IV – Em maio deste ano, a Funpresp-Jud se engajou à campanha “Ajudando quem Precisa”, realizada pela Amatra-IV em prol dos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Agora, a Semana da Boa Ação aprofunda o relacionamento com a entidade, que apoia a iniciativa em todas as suas etapas, como indicação e contato com a escola, recebimento das doações, realização das compras e entrega dos itens.
Assim como a Funpresp-Jud, a Amatra IV também realiza um importante trabalho no segmento da educação. A partir do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a comunidade escolar gaúcha recebe da magistratura do trabalho esclarecimentos sobre temas como trabalho infantil, trabalho escravo, contrato de estágio, trabalho do aprendiz, direitos e deveres do trabalhador, segurança no ambiente de trabalho, assédio moral, formas de rompimento do contrato de trabalho, além da estrutura da Justiça do Trabalho, dentre outros de relevante discussão no cotidiano. O princípio do programa é acreditar que o acesso à informação pode realmente contribuir para o pleno exercício da cidadania.