O Plano de Benefícios de previdência complementar da Funpresp-Jud é o 15º maior plano de Contribuição Definida (CD) de entidades fechadas. A informação foi divulgada pela Revista da Previdência Complementar e reflete a confiança depositada por mais de 33 mil participantes e de 99 patrocinadores (órgãos do Poder Judiciário da União, do Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público). Atualmente, o valor do patrimônio administrado pela Fundação é de R$ 3 bilhões.
Plano CD é aquele no qual o valor da contribuição é definido pelo participante. A renda futura irá depender do saldo de conta que for acumulado em sua reserva individual, incluindo a rentabilidade do investimento. Nesse tipo de plano não é possível saber antecipadamente o valor da renda, mas apenas estimá-la através de simulações.
No plano CD, as reservas dos participantes são individualizadas. É uma situação diferente dos planos de Benefício Definido (BD) e de Contribuição Variável (CV), oferecidos por outras entidades de previdência complementar. Neles, as reservas de todos os participantes são administradas conjuntamente para honrar os compromissos previdenciários assumidos.
A Lei nº 12.618/2012, que instituiu o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, estabeleceu que a modalidade de plano a ser oferecida pela Funpresp-Jud é de Contribuição Definida.