O projeto de educação financeira e previdenciária Construindo o Futuro, realizado pelos voluntários da Funpresp-Jud, formou em dezembro a terceira turma de alunos. Neste ano, mais de 100 jovens do 6º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) da 102 Norte, em Brasília, foram atendidos pelo projeto. A formatura ocorreu no dia 11 de dezembro e contou com a presença de vários voluntários e do Diretor-Presidente da Fundação, Amarildo Vieira de Oliveira.
Durante o ano, o grupo realizou atividades dentro de sala de aula, com tempo máximo de 45 minutos. Dentre os temas abordados, estiveram noções de renda, conceitos básicos de finanças; conceitos básicos de investimentos; segurança dos dados na internet e noções de aposentadoria. Foram realizadas 16 aulas, além de duas dinâmicas coletivas no pátio, reunindo todos os alunos, sendo elas na abertura e no encerramento do projeto.
Durante as aulas, os jovens foram estimulados a exercitar o poder de decisão de compra, formação de poupança e a possibilidade de cooperativismo na “Lojinha da Judi”. Produtos como cadernos, blocos e copos, por exemplo, puderam ser comprados com a moeda “Judi”, com variação de preços ao longo do ano. A “Judi” foi distribuída em todas as aulas, de acordo com critérios como presença, participação colaborativa e acertos de perguntas sobre os temas discutidos pelos professores.
Este é o terceiro ano de realização do projeto, que começou em 2021, em formato online. O objetivo dos voluntários é compartilhar conhecimentos com os alunos, para que eles possam conquistar um futuro economicamente seguro e promissor.
Neste ano, o grupo de voluntariado contou com a participação de 13 empregados da Fundação, sendo eles Fernanda Ottoni, Andréia Cardoso, Paolla Dantas, Filipe Rehder, Jordana Perfeito, Sérgio Cabral, Pedro Araújo, Anastácio Silva Filho, Vinícius Coelho, Jamile Monteiro, Marcus Ribeiro, Sidney Cruvinel e Sendy de Paula.